Guia ensina contribuintes a declarar Imposto de Renda sem erros

Material é gratuito. Prazo para entrega da declaração é 31 de maio

Guia ensina contribuintes a declarar Imposto de Renda sem erros
Foto: Divulgação/Agência Brasil

Há poucos dias da data limite para entrega do Imposto de Renda 2024, quem ainda tem dúvidas sobre como declarar pode contar com a ajuda da plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia Febraban, que disponibilizou um guia com dicas para o contribuinte.

O material é gratuito e reúne as principais informações para ajudar nessa tarefa. O prazo para entrega da declaração é 31 de maio.

Divido em três tópicos principais, o guia traz as novidades do imposto 2024, as dicas sobre como declarar e outra parte dedicada à restituição. Logo no início, explica quem precisa declarar e traz a nova tabela do IR, que amplia a faixa de isenção do imposto de renda para R$ 2.259,20. Anteriormente, o valor para a isenção era de até R$ 2.112,00. 

No passo a passo para preencher a declaração, há links para o site da Secretaria da Receita Federal e para o serviço “Meu Imposto de Renda”, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), para quem assim optar pelo preenchimento online. É possível baixar o programa no computador e em dispositivos móveis.

O guia

O guia detalha cada um dos diferentes modelos de declaração e esclarece sobre o uso da certificação digital e quem está dispensado dela. Também traz um tópico voltado para MEIS explicando como preencher o imposto e como emitir Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

Para facilitar o trabalho do contribuinte, o material lista todos os documentos que precisam ser levantados antes do início da declaração. Além disso, apresenta a relação das despesas que o cidadão pode usar como dedução na declaração de 2024. Também elenca as situações que garantem a isenção do imposto de renda que muitas pessoas desconhecem.

Na segunda parte há informações sobre como usar a declaração pré-preenchida, com um passo a passo para usá-la, e as situações que impedem o acesso. E por fim, na última parte, sobre restituição, o guia apresenta o calendário para quem tiver direito a receber de volta parte do imposto pago, a partir do dia 31 de maio de 2024, e uma lista com dicas importantes para evitar que a declaração caia na malha fina.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x