Economia

Justiça tomará mesma decisão nos processos contra a By Money

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) determinou que todos os processos envolvendo a empresa By Money sejam decididos de forma conjunta.

Ocorre que os processos contra a empresa estavam sendo distribuídos para todas as Varas do TJRR, o que poderia ocasionar em decisões conflitantes. Assim, as pessoas com o mesmo problema poderiam ter respostas diferentes na Justiça.

De acordo com o documento do TJRR, só em julho deste ano, tramitavam aproximadamente 566 processos contra a By Money. O relatório diz também que podem ter ainda mais ações contra a empresa.

Dessa forma, o desembargador Almiro Padilha solicitou a instauração de um Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR). Agora, todos os processos sobre o caso terão decisão conjunta, como explica a advogada Dolane Patrícia,. Elas defende cerca de 400 processos sobre o caso.

“Essa modalidade é uma inovação trazida pelo novo Código de Processo Civil, então ela é regulamentada. O principal objetivo dela é identificar processos que contenham a mesma questão de direito pra decisão conjunta e foi exatamente o que aconteceu nesse caso da By Money”, informou.

Justiça

A advogada ressaltou que, com a decisão, os processos tramitarão mais rápido, assim como o número de recursos irá diminuir. Ela também destacou a importância das vítimas buscarem ajuda na Justiça, pois só assim podem recuperar o dinheiro perdido.

É importante falar que a chance das pessoas receberem os seus valores investidos é na Justiça. A única chance que tem. Porque a empresa está comprando bens em nome de terceiros com o dinheiro dos investidores. Nós já temos documentos nesse sentido que comprovam essa afirmação”, disse.

Operação Loki

A Polícia Federal (PF) deflagrou a “Operação Loki” em abril deste ano para investigar um esquema de pirâmide financeira na empresa By Money. O esquema movimentou mais de R$ 90 milhões.

Segundo a PF, a empresa prometia rendimentos de até 20% mensais dos valores investidos pelas vítimas. A By Money justificava os ganhos por ter, supostamente, um alto desempenho no mercado financeiro. Além disso, os clientes recebiam um percentual dos lucros das pessoas que indicassem para o “investimento”.

Operação ilegal

A By Money não tinha habilitação legal para operar no mercado de capitais. A PF investiga a empresa por crimes contra a economia popular, contra o sistema financeiro, exercício irregular de cargo, profissão, atividade ou função, além de associação criminosa.

Fonte: Da Redação

Fabiola Valentina

Recent Posts

Com mais de 1.900 mortes, Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue

Coeficiente de incidência da doença no país é 2.032,7 casos para cada grupo de 100 mil habitantes

2 horas ago

Arthur Henrique anuncia data, atrações nacionais e novas estruturas para o Boa Vista Junina 2024

Dentre as novidades para este ano está a nova estrutura do tablado, que contará com…

4 horas ago

Mutirão de atendimento jurídico a famílias atípicas e pessoas com deficiência segue até as 15h deste sábado

Objetivo é atender as demandas individuais das famílias já cadastradas, oferecendo orientação jurídica, esclarecimentos sobre…

22 horas ago

Foragido da Justiça de Roraima por roubo e ocultação de cadáver é preso no Pará

Homem estava foragido há mais de 16 anos. Atualmente, ele se encontra à disposição do…

23 horas ago

Dois jovens são presos em Mucajaí por roubo e receptação de celulares

Ação foi realizada pela Guarda Civil do Município de Mucajaí

1 dia ago

Forças Armadas destroem acampamentos de garimpo na Terra Yanomami

Equipes atuaram nas proximidades do rio Couto Magalhães e realizaram a apreensão de dispositivos de…

1 dia ago