A Receita Federal informou nesta segunda-feira (02) que cerca de 44 mil contribuintes entregaram a declaração do imposto de renda em Roraima. Dessa forma, o número corresponde a 61,5% do esperado que é de 73.433 declarações.
O prazo de entrega segue até 31 de maio. Além disso, quem entregar fora do prazo está sujeito a multa de de 1% a 20% sobre o imposto.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte então terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Ainda conforme a Receita, para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada com juros do valor do imposto a ser restituído.
Caso o contribuinte não concorde com a multa, é possível apresentar defesa em até 30 dias do vencimento.
Declaração pré-preenchida
Todos os contribuintes que tem conta gov.br nos níveis ouro ou prata podem utilizar a declaração pré-preenchida das seguintes formas:
- Online no e-CAC;
- Programa instalado no computado;
- Pelo celular ou tablet com o app Meu Imposto de Renda.
Ela possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos, dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente pelo programa do imposto de renda, sem a necessidade de digitação.
É responsabilidade do contribuinte a verificar a correção de todos os dados na declaração e realizar as alterações das informações se necessário.
Casou houver dúvidas sobre a ferramenta, clique aqui.
Horários
O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.
No site do órgão, existe um conjunto de informações completas sobre como preencher corretamente o documento, além das regras sobre o que pode ser utilizado como deduções.
Fonte: Da Redação