Economia

Mosca-da-Carambola: produtores de mamão em RR temem prejuízos que já somam mais de R$ 2 milhões após inclusão da fruta na lista de hospedeiras da praga

Produtores da região agrícola no município de Cantá, Norte de Roraima, estão preocupados com a nova portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que inclui o mamão na lista de frutas hospedeiras da Mosca-da-Carambola.

O Governo Federal publicou a alteração no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de outubro. A portaria especifica a espécie Mamoeiro (carica papaya) como hospedeira da praga.

O produtor agrícola Adilson Pancieri trabalha há 25 anos produzindo mamoeiro. Conforme o empresário, em todos esses anos, essa é a primeira vez que enfrenta a praga em suas plantações. Segundo ele, o prejuízo chega a mais de R$ 2 milhões, somando os investimentos para o plantio, mão de obra direta e indireta, assim como a comercialização.

Para o consultor e engenheiro agrícola, Flávio Carlos Correia, é necessário apoio técnico e estudo avançado que possibilitam identificar e combater as pragas para que, assim, os produtores não sofram com o impacto da destruição de suas plantações.

Foto: Roraima em Tempo

“Precisamos que venham técnicos que façam estudos e armadilhas para saber se realmente a praga consegue se desenvolver dentro da cultura do mamão, porque ele possui um leite muito ácido. Então precisamos desse estudo e monitoramento junto aos produtores”, afirmou.

Em contrapartida, a auditora fiscal do Ministério da Agricultura (Mapa), Ludmila Saboya, a Embrapa realizou estudos que identificaram o mamoeiro como fruto hospedeiro. “A decisão da portaria publicada pelo MAPA vem de um estudo científico que comprovou que a espécie carica papaya como hospedeira da praga. Dessa forma se torna um risco iminente de dispersão da mosca-da-carambola, uma ameaça significativa à fruticultura nacional e aos mercados de exportação. “Os servidores do Mapa, em parceria com as agências estaduais de defesa agropecuária, vêm atuando para garantir o cumprimento rigoroso da legislação, impedindo o trânsito irregular de frutos e protegendo outras regiões do país”, pontuou. 

Medida Drástica

Adilson afirma que ainda não recebeu direcionamento sobre o que fazer a partir da publicação da portaria. Conforme o produtor e o consultor, foram destruídos mais de 1.700 pés de mamoeiro, o que equivale a 140 toneladas da fruta que deixará de produzir e comercializar em 12 meses. Pancieri acredita que dificilmente recuperará o prejuízo e fala em deixar o negócio, tendo, portanto, que voltar para o Espírito Santo. 

“Não temos outra saída, senão ter que acabar com tudo e voltar para nossa cidade. Não teremos como produzir mais os mamões, somos uma empresa grande e não podemos competir com os pequenos produtores locais, pois não terá mercado para nós”, disse. 

Quarentena

Roraima ficou sob quarentena devido a Mosca da Carambola em abril de 2023, segundo portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado ficou impedido de exportar frutas hospedeiras da praga.

Conforme o MAPA, desde 2017 ficou estabelecido os procedimentos para prevenção, assim como a erradicação da praga quarentenária. A praga ficou restrita a algumas regiões do país. Além de Roraima, a mosca-da-carambola permaneceu restrita aos estados do Amapá e Pará.

A praga frutífera causa danos não apenas na carambola, mas também em outras frutas como goiaba, caju, manga. Também taperebá, acerola, muruci, além de tangerina e outras.

Sobre a praga

A Mosca-da-Carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985, chegando à Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010. O tempo total de vida da mosca é de 130 dias. Uma fêmea fértil põe entre 1.200 a 1.500 ovos durante a fase adulta. Ela pode voar até cinco quilômetros na busca por alimento ou frutas para colocar os ovos.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

10 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

11 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

11 horas ago

Jovens e crianças do projeto ‘Coral ArtCanto’ iniciam ensaios para o Natal da Paz 2024

Grupo terá 9 apresentações durante o maior espetáculo natalino de Roraima, contando com 150 coristas

12 horas ago

Reforço na segurança da capital: Arthur Henrique empossa mais 90 novos guardas civis municipais

Cerimônia marca a conclusão do chamamento dos 150 aprovados no concurso de 2023

13 horas ago

‘Prefeitura com Você’: ação que oferta serviços gratuitos à população acontece neste sábado, 23, no bairro Silvio Leite

Ação municipal será no Cras Silvio Leite, localizado na rua Marieta de Mello Marques, no…

14 horas ago