Foto: Gabriel Mota com o secretário executivo do Mapa, Irajá Lacerda - Foto: Arquivo pessoal
O deputado Federal Gabriel Mota (Republicanos), participou nesta terça-feira, 25, de uma audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Dr. Irajá Lacerda, para tratar sobre a mosca da carambola. A praga é um problema que há mais de 15 anos impede a comercialização de quase 40 variedades de frutas com outros estados, prejudicando os produtores locais.
Conforme Mota, durante o encontro, o secretário garantiu a ele que o Ministério está finalizando os estudos para autorizar que a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) certifique as propriedades produtivas do Estado. Com isso, fortalecerá as vendas de frutas como caju, tomate, acerola, goiaba, manga, laranja, carambola, taperebá, entre outras.
Para o deputado é uma vitória para os agricultores de Roraima, que em breve poderão expandir seus mercados e fortalecer a economia do Esatdo.
Roraima ficou sob quarentena devido a Mosca da Carambola em abril de 2023, conforme a portaria publicada no dia 6 daquele mês. Desde então, o estado ficou impedido de exportar frutas hospedeiras da praga. Conforme o MAPA desde 2017 ficou estabelecido os procedimentos para prevenção, assim como a erradicação da praga quarentenária.
A Mosca-da-Carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985, chegando à Guiana Francesa em 1989. Em Roraima, a praga chegou em 2010. O tempo total de vida da mosca é de 130 dias.
Fonte: Da Redação
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online
Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…
Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…