Economia

Paçoca, farinha e frutas: sabores regionais da agricultura familiar são destaque da praça de alimentação da AgroBV 2025

A Praça de Alimentação foi um dos grandes destaque do terceiro dia da AgroBV, realizado pela Prefeitura de Boa Vista, neste sábado, 2, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), zona rural de Boa Vista. A praça se tornou uma espécie de vitrine do potencial da agricultura do município e reúne toda a diversidade do que é produzido no campo.

Dessa forma, o público pode se deliciar com as mais diversas comidas típicas regionais, como paçoca e prato feito de carne de sol, além de alimentos da agricultura familiar de Boa Vista, como farinha, pimentas, hortaliças, melancia, abacaxi e mais. A praça também conta com quatro opções de restaurante, com pratos a partir de R$ 25, aumentando a diversidade de sabores ao público.

O visitante Richard Parnaíba aproveitou o fim de semana para conhecer a AgroBV e se impressionou com a estrutura. “Pensava de outro jeito. Achei que eu teria que trazer algo para comer ou ter que voltar, mas é um evento completo. Dá para passar o dia aqui. Os expositores, a Praça de Alimentação com barracas diversas, muitas opções do que comer e beber”, comentou.

Por outro lado, a estreia na AgroBV também foi especial para Lúcia Silva. Ela foi ao evento inicialmente para conhecer de perto os girassóis, mas se surpreendeu pela diversidade gastronômica da Praça de Alimentação. “Quando cheguei e vi todas as barracas, decidi realizar o sonho de ter minha própria panela de barro. Vou fazer um peixe delicioso nela, mas antes uma boa feijoada”, disse.

Praça de Alimentação da AgroBV 2025
Richard Parnaíba na AgroBV 2025 – Foto: Giovani Oliveira

Cultura além da gastronomia

Além disso, a Praça de Alimentação oferta aos visitantes a venda de outros utensílios que fazem parte da cultura regional. A artesã Lídia Raposo está participando pela primeira vez do evento, mas o trabalho com panelas de barro já dura mais de 20 anos. “Estamos vendendo muito bem desde o primeiro dia, graças a Deus. Esse espaço é muito importante”, destacou a artesã.

Se por um lado a AgroBV atrai novos visitantes, quem já conhece o evento, volta para prestigiar mais uma edição. Como por exemplo, a Rosemary Saraiva, que frequenta o evento todos os anos com os netos. “Esse ano vim com minha neta. Sou de Roraima e valorizo a nossa história e a agricultura familiar. Hoje comprei ata e abacaxi fresquinhos”, contou.

Maria Dagmar Teixeira prestigia todas as edições da AgroBV com os netos – Foto: Giovani Oliveira
A artesã Lídia Raposo divulga seu trabalho com panelas de barro – Foto: Giovani Oliveira

Além de toda a riqueza da culinária, a praça dá espaço aos produtores da terra. Como é o caso da agricultora Maria Dagmar Teixeira, do sítio São Francisco, no município do Cantá. “É o segundo ano que participo e as vendas sempre são boas. É uma excelente vitrine porque as pessoas estão conhecendo nosso trabalho. As portas estão se abrindo e, se Deus quiser, estaremos aqui novamente no ano que vem”, falou.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

7 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

9 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

11 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

12 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

12 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

13 horas ago