O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concluiu o pagamento do último grupo de trabalhadores com direito ao abono salarial no dia 15 de agosto. Para Roraima, foram liberados R$ 50,9 milhões. No entanto, 1.894 trabalhadores ainda não sacaram o benefício.
Nesse calendário, referente ao ano-base 2022, foram identificados 48.993, trabalhadores com direito ao benefício em Roraima. Contudo, até o momento, apenas 47.099 sacaram o abono.
O abono ficará disponível para saque nas instituições financeiras Caixa e do Banco do Brasil até o fim do calendário, em 27 de dezembro.
Quem tem direito
Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos critérios de habilitação. Confira quem são eles:
- Estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, contados da data do primeiro vínculo;
- Ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
- Ter seus dados do ano-base 2021 informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.
Fonte: Da Redação