Economia

Planejamento esquecido: somente 40% dos brasileiros revisam metas financeiras após início do ano

Segundo a Serasa, apenas 4 em cada 10 brasileiros revisitam os objetivos financeiros traçados no início do ano.

A pesquisa da Serasa, que buscou compreender como anda o comprometimento da população brasileira com as metas e planejamento financeiro no início do ano. Como resultado, revelou que quase metade dos brasileiros afirmam terem gastado mais nos primeiros seis meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Metas para 2025

Entre os entrevistados, 49% afirmaram que a principal intenção para 2025 era pagar todas as contas em dia. Outros 38% tinham como objetivo fazer um controle do orçamento mensal, 29% queriam economizar um valor do salário todos os meses, 21% planejavam investir um percentual da renda mensal e 19% pretendiam limitar melhor os gastos com lazer.

Durante o primeiro semestre, no entanto, diversos desafios comprometeram o cumprimento dessas metas. De acordo com os entrevistados, 29% consideram o aumento do custo de vida como o principal desafio. Já 21%, disseram possuir um acúmulo de dívidas com cartão de crédito e empréstimos e 13% tiveram gastos inesperados com saúde.

Novo semestre, novas metas

Apesar dos obstáculos, o sentimento que prevalece é cheio de otimismo. É que 6 em cada 10 brasileiros estão confiantes para os próximos meses e já criaram novas metas para concluir o ano com estabilidade financeira. Entre as novas resoluções para o segundo semestre, 64% pretendem economizar mais e 23% desejam investir mais.

Para Aline Vieira, especialista em educação financeira da Serasa, a perspectiva positiva é um bom sinal. “É possível perceber que muitos brasileiros querem melhorar sua relação com dinheiro. Contudo, muitas vezes, não sabem como começar ou manter esse compromisso ao longo do tempo”.

“Tudo é mais difícil no começo, mas com o tempo, quando se torna parte da rotina, fica mais fácil. Com as finanças, é a mesma coisa. Anotar os gastos, entender para onde vai o dinheiro e avaliar o orçamento são atitudes simples. Com o tempo, ajudam a identificar onde é possível economizar e o onde ajustar”, complementa.

Hub de calculadoras financeiras

Com o objetivo de apoiar os brasileiros na organização financeira ao longo do ano, a Serasa criou um hub com calculadoras e simuladores. Eles auxiliam no controle das finanças.

“Criamos esse hub para facilitar o dia a dia da população. É possível calcular Imposto de Renda, IPVA, FGTS entre outras coisas por exemplo, que fazem parte do dia a dia do brasileiro. Além do hub contamos com planilhas, para registrar despesas e, conteúdos educativos sobre finanças pessoais. Tudo isso pode ser o primeiro passo para os brasileiros compreenderem melhor sua realidade financeira e colocarem no papel e na rotina as metas”, explica Aline. As calculadoras financeiras podem ser acessadas através do link: https://www.serasa.com.br/calculadoras/

Metodologia

A pesquisa encomendada pela Serasa ocorreu pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025. Ela ouviu 1.015 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,1p.p.

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo. Ele então voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

9 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

50 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

58 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago