Pessoas físicas e empresas devem estar atentas ao pagamento das obrigações tributárias. Acaba nesta segunda-feira (30) o prazo para a emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Guia da Previdência Social (GPS).
Os cidadãos deverão pagar as guias emitidas nesta segunda-feira ainda hoje, último dia de atendimento ao público nas agências e de realização de operações bancárias. Os documentos emitidos em 31 de dezembro terão os vencimentos transferidos para 2025, o que pode então gerar multas e irregularidades aos contribuintes.
A obrigação vale tanto para os pagamentos mensais correntes, como impostos, contribuições para a Previdência Social e guias do Simples Nacional e do microempreendedor individual (MEI), como para os contribuintes que renegociaram débitos com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os pagamentos de transações tributárias – acordos especiais baseados na capacidade de pagamento do devedor – também vencem nesta segunda.
Conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 1º de janeiro, as compensações bancárias não serão efetivadas. Isso porque não há expediente bancário nessa data, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Somente o Pix funciona 24 horas por dia.
O último dia útil do ano para atendimento presencial ao público – com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias – será nesta segunda-feira (30). Em 31 de dezembro, terça-feira, também não há expediente bancário.
Em relação às agências da PGFN, haverá expediente reduzido no dia 31. O devedor pode consultar, no Portal Regularize, os canais de atendimento, assim como a possibilidade de falar com um servidor da PGFN nas agências regionais. Em 2 de janeiro, os bancos e as agências da Receita e da PGFN funcionarão normalmente para atendimento presencial onde não há feriado municipal.
Fonte: Agência Brasil
Atividade exige cumprimento de normas de segurança financeira
Militares alertam contra golpes para obtenção de certificados
Vereador contou com grande parte de parlamentares da bancada evangélica
Vagas são para pessoas com ou sem experiência
Arthur Henrique (MDB) vai comandar a prefeitura da capital de Roraima por mais quatro anos…
Chapa encabeçada pelo vereador recebeu 14 votos. Político é investigado por corrupção eleitoral e chegou…