Economia

Prefeitura lança informativo sobre cultivo de milho e soja para produtores

A Prefeitura de Boa Vista disponibilizou aos produtores rurais, técnicos da área e demais interessados, os resultados das pesquisas do Campo Experimental de 2021. Os dados também estão em um informativo sobre os ensaios do cultivo do milho e soja feitos no ano passado.

A publicação, produzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), fornece ao agricultor informações que vão orienta-lo na tomada de decisão. Isso possibilita uma maior assertividade na implantação de sua lavoura, buscando atender suas expectativas.

Além disso, o informativo traz um ranking de produtividade do milho e da soja. Desse modo, o comparativo apresenta 28 tipos de sementes de milho e 32 tipos de sementes de soja. No caso do milho são comparadas diferentes populações e o uso ou não de fungicida.

Banco de informações

Desde de 2018, a prefeitura mantém um banco de informações fornecidas pelo Campo Experimental. Com esse trabalho, se pode ver quais materiais se adaptam às condições edafoclimáticas da região, qual a produtividade alcançada por cada um, melhor manejo para que expresse maior produtividade, além de resistência a pragas e doenças.

De acordo com o diretor técnico da SMAAI, Fábio Guths, a secretaria já vem fazendo este trabalho há três anos e já tem resultados consolidados que dão segurança ao produtor. Em síntese, a importância do informativo é que o agricultor vai plantar com a certeza de que vai ter uma boa produtividade.

“O agricultor, de posse destes dados, não vai fazer uma aposta. E com os altos custos de hoje, ninguém pode se dar ao luxo de plantar uma cultivar que não responda às expectativas”, disse.

Há cinco anos, o produtor rural da região do Passarão, zona rural de Boa Vista, Ricardo Bertin, planta milho no período de inverno como rotação de cultura. Segundo ele, os experimentos da SMAAI dão mais segurança na hora de escolher qual semente plantar.

“Aqui na secretaria, a gente tem acesso aos experimentos que nos fornecem informações de quais os materiais que vão bem e produzem mais no campo. Com mais informação a gente minimiza os possíveis erros. Por exemplo, não vamos plantar uma semente que não vai bem aqui na região. Então, o trabalho da prefeitura contribui muito com os produtores “, observou.

As informações estão disponíveis para todos e agricultores de outros estados também podem acessar.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Família que Acolhe: programa comemora 11 anos cuidando e valorizando a primeira infância em Boa Vista com programação que inicia na próxima semana

Programação seguirá até quinta-feira, 26, na sede do programa, nos CRAS e em unidades básicas…

11 horas ago

Polícia Federal apreende mais de R$ 1 milhão; suspeita é que dinheiro seria usado em crime eleitoral

Quantia apreendida tinha como destino o município de Rorainópolis. Polícia também apreendeu materiais de campanha

11 horas ago

Inaugurada às pressas em época de eleição, maternidade fica sem energia por 4 horas, diz denúncia

Denunciante se queixou do calor no quarto em função do não funcionamento das centrais de…

13 horas ago

Eleições 2024: Ministério Público Eleitoral divulga análise dos registros de candidaturas em Boa Vista

Órgão analisou dede o último dia 16, 306 candidatos da 1ª Zona Eleitoral, e deste…

13 horas ago

Inaugurada há dois meses, nova balsa do Passarão quebra mais uma vez e deixa moradores isolados

Governador Antonio Denarium fez um evento para entregar a nova embarcação para os moradores na…

13 horas ago

Natal da Paz: audição vai escolher atores e bailarinos para compor elenco principal do espetáculo em Boa Vista

Esse ano, a novidade é que a produção também está atrás de artistas circenses que…

13 horas ago