A Prefeitura de Boa Vista reuniu na manhã desta sexta-feira (24) produtores rurais, estudantes e profissionais do campo no 1º Dia de Campo em Hortifruticultura. O evento ocorre no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na estrada do Bom Intento, km 5 (RR 321). A programação então segue até este sábado (25).
A iniciativa visa realçar a potência da capital no cultivo de hortaliças e frutas. Dessa forma, a apresentação do plantio mostra para a agricultura familiar que é possível produzir com qualidade e quantidade.
O prefeito Arthur Henrique (MDB) garantiu que o Dia de Campo da em Hortifruticultura vai integrar o calendário da Prefeitura de Boa Vista para que seja realizado todos os anos.
“Está iniciando hoje um processo que vai fazer parte do nosso calendário anual. A gente percebe que a gente vem aumentando ano após ano a área de plantio junto com os agricultores familiares. Além de dar o apoio para que eles possam fazer o plantio a Prefeitura também faz a aquisição dos produtos que eles produzem, para colocar na merenda escolar do município”, informou.
O secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto, esteve presente no evento e relembrou o investimento da Prefeitura no setor através do lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).
“A Prefeitura não para de investir. Nós lançamos esse ano o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, que é um kit que irriga a área de até 1 hectare via gotejamento. A gente pode ver que no próprio evento, todas as culturas estão irrigadas com esse kit. Tudo isso é para o pequeno agricultor”, disse.
Incentivo
O 1º Dia de Campo em Hortifruticultura atraiu várias pessoas que se interessam pelo plantio dentro do município. Para o estudante de agropecuária, Cláudio Ferreira, o incentivo da Prefeitura de Boa Vista na agricultura traz benefícios para toda a população.
“Acredito que isso agrega bastante valor para a capital. A prefeitura alavanca a cultura hortifrúti para população de Boa Vista. É de grande importância não só para os estudantes, mas para os grandes comerciantes também”, pontuou.
Do mesmo modo, o consultor de hortifrúti, Flávio Carlos, está em Boa Vista há 2 meses e veio à capital para investir na área. Ele então destacou que vê potencial na região para a produção de verduras e frutas.
“A gente se surpreendeu com o trabalho que a prefeitura faz com o pequeno produtor. Eles dão todo o apoio, como plantio e até na parte de comercialização, é um trabalho diferenciado, que ajuda o agricultor”, finalizou.
Além disso, o evento contou ainda com a palestra do engenheiro Agrônomo Rafael Sales, que falou sobre o cultivo da cenoura e da cebola nas terras de Boa Vista.
Da mesma forma, amanhã, o doutor Daniel Schurt, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Roraima (Embrapa-RR), contará sobre o cultivo do tomate e macaxeira.
Por Ian Vitor Freitas