A Proconsbrasil, Secretaria Nacional do Consumidor e unidades do Procon de todo o país promoverão até o dia 31 de março o “Mutirão Nacional de Renegociação de Dívidas”. Com a iniciativa, consumidores que estão em atraso com instituições financeiras podem negociar e quitar as dívidas.
Para isso, os interessados devem acessar a plataforma consumidor.gov.br. A ação ocorrerá por meio dos canais internos dos bancos e pela plataforma de mediação de conflitos, com a participação de mais de 160 instituições financeiras.
Na plataforma, o consumidor deve fazer o registro e aguardar a geração de login e senha. Em seguida, deve relatar o problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
Ao finalizar o registro, o banco ou instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor. Ao fim desse prazo para resposta do fornecedor, o consumidor terá o prazo de 20 dias para avaliar o retorno.
Conforme Sabrina Tricot, secretária executiva de Defesa do Consumidor – Procon Boa Vista o mutirão é uma oportunidade para sair do vermelho.
“A intenção do mutirão é incentivar a negociação de dívidas vencidas e possibilitar a resolutividade da situação de inadimplência de centenas de consumidores. É importante que o consumidor aproveite o mutirão para quitar suas dívidas e sair do vermelho, voltando para o mercado de consumo com a sua saúde financeira em dia”, disse.
Podem ser negociadas as dívidas em atraso que foram contratadas com bancos ou financeiras, desde que estejam em nome de uma pessoa física e que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo.
Além disso, o consumidor vai ter acesso ao conteúdo exclusivo de orientação financeira preparado pela Federação Brasileira de Bancos (FebraBan). Os conteúdos estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, com sugestões de gerenciamento do orçamento doméstico, troca de dívidas mais caras por mais baratas bem como informações sobre como evitar o superendividamento de risco.
O serviço é gratuito e tem trilhas personalizadas para diferentes níveis de conhecimento e perfil de usuário. Além disso, há informações sobre índices de Saúde Financeira do Brasileiro, recomendação de conteúdo e resgate de incentivos.
Ou seja, os consumidores conseguirão acumular pontos no decorrer do seu aprendizado e resgatar incentivos exclusivos, oferecidos pelos bancos, de acordo com cada perfil de cliente.
Para mais informações, basta entrar em contato através do e-mail procon@boavista.gov.rr.br. Também no Portal do Cidadão da Prefeitura de Boa Vista ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627. O horário de atendimento é de 8h às 14h.
Por outro lado, o atendimento presencial ocorre por agendamento via Portal cidadão da Prefeitura Municipal de Boa Vista. O Procon Boa Vista fica localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto, Avenida dos Imigrantes nº 1612, 1º andar, Buritis.
Fonte: Da Redação
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21