Economia

Projetos de Lei ampliam salários e benefícios de servidores municipais de Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta terça-feira, 24, a assinatura de quatro projetos de lei que impactarão diretamente os salários dos servidores municipais. As medidas incluem a Revisão Geral Anual (RGA), a atualização da tabela salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias. Bem como a revisão de gratificações e o reajuste progressivo dos técnicos de enfermagem, fortalecendo a valorização das categorias.

“Entre as medidas, está a Revisão Geral Anual (RGA), já anunciada anteriormente, que garante reajuste de 7,78% para servidores efetivos, válido a partir de 1º de março deste ano (retroativo). Para os professores, o reajuste é de 8,77%, com efeito a partir de 1º de janeiro (retroativo), conforme o piso nacional da categoria.

Outro avanço importante é a atualização da tabela salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias, que passa a iniciar com dois salários mínimos. Assim, podendo ultrapassar esse valor conforme progressões na carreira”, explicou o prefeito Arthur Henrique.

Gratificações

Os projetos também contemplam a revisão de gratificações, como o auxílio-refeição, que passa de R$ 400 para R$ 500, e a complementação de carga horária para servidores que atuam 40 horas semanais, elevando o valor de R$ 300 para R$ 600.

Já para os técnicos de enfermagem, que é a maior categoria profissional dos servidores da saúde, o vice-prefeito Marcelo Zeitoune trouxe novidades.

“Teremos um aumento dos técnico de enfermagem proporcional ao piso dos enfermeiros. O percentual, que atualmente é de 48,3%, com o projeto de lei passará para 55% ainda em 2026, chegando a 62% em 2027 e 70% em 2028”, ressaltou o vice-prefeito.

“É uma demanda que a gente já vinha ouvindo dos técnicos de enfermagem. Existe uma luta nacional pelo cumprimento do piso para 30 horas e, por meio de uma iniciativa municipal, já estamos encaminhando esse projeto de lei. Assim, 55% do valor do enfermeiro passa a valer já a partir de 1º de março e, nos próximos dois anos, até 2028, chegaremos a 70%.  Com isso, o salário da categoria ficará diretamente atrelado ao dos enfermeiros, garantindo valorização contínua”, completou o prefeito Arthur Henrique.

Fonte: Da Redação

Tiago Côrtes

Recent Posts

Receita Federal divulga primeira lista de devedores contumazes e amplia fiscalização contra inadimplência bilionária

A medida busca combater a inadimplência tributária recorrente, reduzir práticas de concorrência desleal e ampliar…

12 horas ago

Governo de Roraima amplia ajuda de custo para pacientes do TFD

Atualização foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde após estudo técnico realizado pela Sesau, que…

13 horas ago

Moda autoral de Roraima transforma identidade amazônica em negócio

Coleções com referências amazônicas, sustentabilidade e cultura local abrem novos mercados

13 horas ago

Saúde cria comitê para reduzir morte materna e infantil indígena

Colegiado vai propor diretrizes e monitorar indicadores

14 horas ago

Jovem é preso suspeito de estuprar a própria irmã de 10 anos em Boa Vista

Menina era vítima de abusos desde os 9 anos. Suspeito de 22 anos aproveitava os…

14 horas ago

Prêmio Pacto Contra a Fome 2026 distribui R$ 600 mil a iniciativas que combatem a fome e o desperdício de alimentos no Brasil

Inscrições estão abertas até 7 de julho. Serão selecionados até seis projetos

15 horas ago