Economia

Receita Federal em Roraima espera receber cerca de 86 mil declarações em 2023

A Receita Federal em Roraima espera receber entre 84 mil e 86 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2023. Os contribuintes podem acertar as contas com o Fisco a partir desta quarta-feira (15).

Em 2022, a Receita no estado esperava cerca de 73.433 declarações. Contudo, a expectativa foi superada. Ao todo, foram entregues 78.921.

Novo prazo para entrega das declarações

A partir desse ano, a declaração terá novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Novidades

A declaração terá novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Além disso, outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso estendeu-se a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Da mesma forma, também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita então flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Fonte: Da Redação com informações da Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

CIEE oferta 42 vagas de estágio para ensino médio e superior em Roraima

Oportunidades estão distribuídas em áreas do ensino superior, como Administração, Direito, Informática e Construção Civil

7 horas ago

Em parceria com a Base Aérea de Boa Vista, alunos da rede municipal integram projeto esportivo

Iniciativa faz parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e reúne esporte, educação e formação…

8 horas ago

Prefeitura de Boa Vista promove capacitação em vigilância da coqueluche para a Atenção Primária

Evento reúne médicos e enfermeiros da rede pública de saúde do município

9 horas ago

Defensoria Pública abre quase mil vagas para corrida de rua e kids em Boa Vista

Evento está marcado para 7 de junho, no Parque Anauá

10 horas ago

Prefeitura de Boa Vista abre credenciamento para profissionais culturais especializados

Inscrições são para categorias de julgadores, pareceristas, apresentadores, locutores e outros

11 horas ago

Escola Agrotécnica da UFRR lança edital com 150 vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Alimentos

Interessados podem se inscrever entre 6 de maio e 26 de junho. Investimento será de…

11 horas ago