Foto: Divulgação/Agência Brasil
Já está disponível a consulta ao lote residual de restituição do IRPF referente ao mês de novembro. A Receita Federal liberou o lote que reúne restituições de declarações de 2025 entregues fora do prazo ou com pendências posteriormente regularizadas, além de créditos residuais de anos anteriores. O pagamento ocorre ao longo do dia 28 de novembro.
Ao todo, o lote contempla 214.310 restituições em todo o país, somando R$ 494.087.553,79 em créditos que retornarão diretamente ao orçamento das famílias brasileiras. Esse recurso contribui para o alívio financeiro dos contribuintes, reforça a segurança econômica de grupos prioritários e movimenta a economia local em diferentes regiões.
Desse total, a Receita destinou R$ 296.950.774,30 a contribuintes com prioridade legal, entre eles:
• pessoas idosas acima de 80 anos;
• contribuintes entre 60 e 79 anos;
• pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
• profissionais cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Esses pagamentos vão além do cumprimento de uma obrigação fiscal. Para muitos beneficiários, especialmente os prioritários, a restituição representa um reforço de renda essencial para custear despesas médicas, alimentação, educação e cuidados familiares.
Além disso, outros 138.164 contribuintes receberão com prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem pelo recebimento via PIX. Ainda houve a conclusão de 23.602 restituições para contribuintes não prioritários.
Em Roraima, R$ 4.271.516,12 serão distribuídos entre 418 contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal — composta por AC, AM, AP, PA, RO e RR — 10.298 contribuintes receberão créditos que totalizam R$ 23.729.276,03.
Para consultar a restituição, o contribuinte deve acessar www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O portal apresenta instruções detalhadas e permite verificar o extrato de processamento no e-CAC, onde é possível identificar pendências e corrigir a declaração, se necessário.
A Receita também oferece um aplicativo para dispositivos móveis, para acompanhar as liberações de restituições e consultar a situação cadastral no CPF.
Do mesmo modo, a Receita reforça que a restituição é depositada exclusivamente em conta bancária do próprio contribuinte. Em caso de erro nos dados bancários ou problema na conta, o cidadão pode solicitar o reagendamento do crédito diretamente no Banco do Brasil (BB). Isso no prazo de até um ano após a primeira tentativa de pagamento.
Para isso, basta acessar o Portal BB em bb.com.br/irpf. Ou entrar em contato pela Central de Relacionamento:
• 4004-0001 (capitais)
• 0800-729-0001 (demais localidades)
• 0800-729-0088 (atendimento para pessoas com deficiência auditiva)
Dessa forma, o contribuinte deve informar o valor da restituição. E o número do recibo da declaração e, em seguida, aguardar a nova tentativa de crédito.
Por fim, se o contribuinte não resgatar o valor da restituição dentro de um ano, o pedido ocorre pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal. Para isso, deve então acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Da Redação
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