Economia

Receita paga nesta sexta lote da malha fina do Imposto de Renda

Contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as contas com o Leão nesta sexta-feira, 31. Às 10h (horário de Brasília), a Receita Federal libera a consulta ao lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 268.144 contribuintes receberão R$ 864,83 milhões. Desse total, R$ 402,88 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso.

Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 125.751 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou então usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo, há 52.525 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 16.003 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários é formado por 7.321 contribuintes idosos acima de 80 anos e 4.519 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Conclui a lista 61.995 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.

Consulta

Aberta desde o último dia 24, o contribuinte pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento ocorrerá em 31 de janeiro, na conta ou então na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

MPRR recomenda que Prefeitura de Baliza siga princípios legais em seletivo para contratação de professores

Recomendação do MPRR foi motivada pela investigação em curso sobre possíveis fraudes, como alteração de…

4 horas ago

Falta de insumos no Hemocentro de Roraima compromete análises de sangue doado e atendimento de pacientes

Em ofício enviado à Sesau, a unidade afirma que o Hemocentro foi abastecido com os…

5 horas ago

Jovem responsável por acidente que matou mulher em Boa Vista é indiciada por homicídio culposo

Condutora invadiu a via preferencial e bateu contra a motocicleta pilotada por um mototaxista, que…

5 horas ago

Curta-metragem “O Chocalheiro” inicia gravações em Roraima

Filme é um suspense que explora os mistérios do lavrado roraimense e narra a história…

5 horas ago

Prefeito Arthur Henrique empossa 187 novos professores

No total, foram convocados 257 professores, sendo 253 pedagogos e 4 arte-educadores

7 horas ago

Empresas apostam em marketing digital e ferramentas online ajudam empreendedores a crescer

Estratégias que ajudam a conquistar clientes e otimizar recursos tornam-se essenciais no cenário atual

7 horas ago