Quase 560 lojas no comércio varejista de Roraima foram abertas em 2021. É o que aponta levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (Fecomércio-RR).
Ainda conforme o órgão, quem lidera o ranking de crescimento é o segmento de hiper, super e minimercados, que abriu 154 novas lojas. Enquanto o setor de farmácia foi o segundo que mais cresceu, abrindo 63 novos negócios.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, o comércio varejista em Roraima finalizou o ano com 5.570 lojas.
“[Houve] um aumento de 11,1%, no total de empresas. Um setor que chama a atenção é livrarias e papelarias, que saltou de 4 unidades em 2020 para 12 lojas em 2021, tendo um crescimento de 200%”.
Outros setores em Roraima
Ainda conforme os dados, as lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônico cresceram 14,9%, somando 117 novos empreendimentos. Já o setor de material de construção teve crescimento de 14,4%, fechando o ano de 2021 com 68 novas lojas.
Da mesma forma, o setor de Informática e comunicação foi outro setor que cresceu no ano passado com a abertura de 23 novas empresas.
No Brasil
Conforme a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), houve crescimento do número de estabelecimentos em todo o Brasil.
De acordo com o levantamento, que contabilizou trimestralmente a quantidade de CNPJs ativos em todas as atividades de varejo, o setor encerrou o ano com 2.407.821 estabelecimentos ativos. Com isso, houve um saldo positivo de 204,4 mil registros em relação ao fim de 2020.
Fonte: Da Redação