O Sebrae está disponibilizando um e-book que detalha as tendências de mercado que influenciarão o comportamento do consumidor em 2024. O livro digital promete ser um aliado importante dos donos de pequenos negócios.
O objetivo é ajudar esses empreendedores a adotarem medidas que os ajudem a crescer em um mercado competitivo. Assim como, tornar essas pessoas mais assertivas nas tomadas de decisões. Aos interessados, o e-book está disponível por meio do link.
De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o mundo está em constantes mudanças e para os empreendedores não é diferentes. Ou seja, eles precisam evoluir para atuar conforme as suas demandas.
“O Sebrae, como sexta marca mais forte do país, atua para apoiar os empreendedores na gestão e na cultura empreendedora, além de trabalhar permanentemente na melhoria do ambiente de negócios. O cenário de negócios está em constante evolução e entender essas mudanças é fundamental para antecipar as demandas e se adaptar. Pensar de forma inclusiva, inovadora e sustentável é atuar conforme as exigências deste mundo em constante mudança”, ressalta.
O material também apresenta uma série de dicas de como os donos de pequenos negócios podem aproveitar as tendências e alavancar as suas vendas.
Entre as sugestões estão o foco na experiência vivida pelo consumidor ao adquirir os produtos e serviços, a segmentação da estratégia de acordo com o perfil do público e o reforço da presença e o poder das redes sociais.
Além disso, empoderar a equipe e investir em estratégias que atraiam a geração Z, também são alguns dos conselhos sugeridos no e-book.
Sebrae destaca as principais tendências:
- Otimismo – O consumidor brasileiro demonstrou um notável aumento no otimismo (43%), registrando um salto de 12 pontos percentuais entre agosto de 2022 e março de 2023. (pesquisa da McKinsey deste ano);
- Redução de gastos – Cerca de 90% das pessoas reduziram gastos em diferentes categorias de produtos, com destaque para vestuário, eletroeletrônicos e artigos para casa;
- Compras on-line X compras em lojas físicas – As lojas físicas continuam desempenhando um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros. Por isso, é necessário integrar canais físicos e digitais;
- Smart Power e a nova visão global – Reflita sobre como as brigas entre países e o aparecimento de pessoas influentes lá fora vão mexer nas coisas que a gente escolhe comprar aqui no Brasil;
- Sustentabilidade – As mudanças na forma como produzimos energia e no jeito como usamos tudo a nossa volta vão afetar o que as pessoas decidem comprar;
- Compras com base em valores e visões de mundo – As mudanças nas perspectivas levam o consumidor a ser mais pragmático, a ponderar mais nas suas decisões de compra;
- Digital – Essa revolução digital pode ser uma chance de alcançar mais clientes, mas também significa que a concorrência on-line está acirrada;
- Formato de trabalho – O home office e os avanços tecnológicos afetam as escolhas de consumo, pois as pessoas adaptam os seus padrões de compra e suas necessidades.
Fonte: Da Redação