Foto: Reprodução/Freepik
Uma pesquisa da Serasa, com o Instituto Opinion Box, revela que 66% dos estudantes endividados junto a instituições de ensino já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte, água e entre outros para conseguir pagar a mensalidade.
Outro dado preocupante revela que 48% dos que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia. Além disso, 26% revelam que tiveram problemas de concentração nas aulas por não conseguir pagar as mensalidades em dia e não quitar essa pendência, mostrando que essa questão atrapalha também o rendimento dos alunos.
Entre os universitários endividados, 89% consideram muito importante quitar a dívida com a instituição de ensino. Dessa forma, quando questionados dos principais motivos do endividamento com as instituições, 28% destacam desemprego, 21% revelam que precisaram priorizar outras contas, 10% tiveram redução na renda e 9% comentam que foi devido a desorganização financeira.
A inadimplência se prolonga no tempo: 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano, sendo que dessas, 18% já ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor em aberto pode chegar a até R$ 5 mil.
A dívida também afeta o bem-estar dos universitários: 91% afirmam que a situação impactou de alguma forma a sua saúde mental. Para a especialista da Serasa, quitar as dívidas é um passo fundamental para que o estudante consiga seguir sua trajetória acadêmica com mais tranquilidade. “Quando a preocupação financeira é reduzida, há mais espaço para focar nos estudos, preservar a saúde mental e planejar o futuro com segurança”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
Ainda assim, há esperança: 57% deles pretendem retomar os estudos ainda neste ano. Com o objetivo de auxiliar os universitários a regularizar as pendências, a Serasa se une a mais de 78 instituições de ensino e oferece mais de 7,4 milhões de ofertas disponíveis. Dessa forma, mais de 2,8 milhões de estudantes podem negociar suas dívidas com universidades em todo o Brasil com até 90% de desconto a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. Instituições como Anhanguera, Estácio, Pravaler se juntam ao programa.
Somente em Roraima, segundo a Serasa, são 8.910 universitários com dívidas estudantis. Porém, para auxiliar esse público a organizar as finanças, a Serasa está disponibilizando no estado mais de 22 mil ofertas.
Assim, para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online:
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 19 de dezembro de 2025 e 05 de janeiro de 2026, com 936 entrevistas online com universitários com dívidas em aberto por todo o Brasil. Entretanto, há margem de erro de 2,7 pontos percentuais.
A Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Fonte: Da Redação
Especialistas do Sebrae Roraima apontam impactos no fluxo de caixa e na gestão das empresas
A Prefeitura de Boa Vista investe na segurança e organização do evento, além de garantir…
Vítima de 19 anos, tinha saído para comprar bebidas em um supermercado quando foi surpreendido…
Febraban, reuniu dicas práticas para quem quer começar 2026 com mais organização financeira
Interno apresentou mal-estar e desorientação. Ele ainda chegou a receber os primeiros socorros
Proposta prevê acesso facilitado a recursos da Lei Rouanet e Aldir Blanc para eventos de…