Economia

Serasa: 72% dos consumidores afirmam se planejar para as compras na Black Friday, revela pesquisa

A maioria (72%) dos consumidores afirmam se planejar para as compras na Black Friday, um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros. É o que revela a nova pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box.

O levantamento indica que, apesar disso, 23% já ultrapassaram o limite do cartão de crédito em edições anteriores e 12% acabaram se endividando ao tentar aproveitar os descontos.

Conforme pesquisa, o consumidor está mais cauteloso, mas ainda motivado a comprar. Assim, 42% dizem que vão aproveitar a data com certeza, e o preço continua sendo o principal fator de decisão, apontado por 41% dos entrevistados.

 “A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para quem se planeja, mas também um grande risco para quem confunde desconto com permissão para gastar mais”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira. “O ideal é comparar preços com antecedência, definir um limite de gastos e evitar parcelamentos longos, que comprometem o orçamento pelos meses seguintes.”

Entre os itens e serviços que os brasileiros mais esperam durante a Black Friday, produtos de tecnologia continuam liderando. Ou seja, 41% dos consumidores pretendem comprar eletrônicos como celulares, TVs e computadores. Em seguida, eletrodomésticos (35%) e pagamento ou parcelamento de dívidas (32% e 25%) — um reflexo da busca por reorganização financeira em meio ao cenário econômico atual.

Comportamento e canais de compra

Antes de aproveitar as ofertas, 6 em cada 10 consumidores pesquisam e comparam preços para garantir o melhor negócio. As principais motivações para participar da data incluem aproveitar descontos (39%), comprar algo já planejado (19%) e repor produtos de uso frequente por valores mais baixos (12%).

Os sites de e-commerce seguem como o principal canal para aproveitar as ofertas (47%), com lojas físicas (44%) e aplicativos de lojas e marketplaces (28%) logo atrás. Quando questionados qual será a forma de pagamento mais utilizada durante a Black Friday, 44% afirmam utilizar o cartão de crédito para parcelar. Por outro lado, 34% irão pagar com pix, 10% crédito à vista, boleto (8%), débito online (3%) e 1% afirmaram utilizar outros métodos.

Até o dia 27 de novembro ocorrerá a Pré-Black Friday no Serasa Crédito. Aos consumidores que pretendem adquirir cartões para aproveitar os descontos de novembro, o marketplace de crédito da Serasa, reúne condições especiais de parceiros, como acúmulo de pontos ou milhas em todas as compras, cashback nas faturas, cartões adicionais gratuitos, cartão virtual para compras online, seguros e assistências inclusos.

As ofertas podem ser encontradas através do link: https://www.serasa.com.br/black-friday/.

Metodologia

Pesquisa realizada pela Serasa e Opinion Box entre 30 de setembro e 06 de outubro de 2025. Com 1.200 entrevistados em todo o país. Margem de erro de 2.8 pp.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

9 minutos ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

1 hora ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

2 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

2 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

3 horas ago

Idoso é preso por estuprar menina de quatro anos dentro de abrigo de imigrantes em Boa Vista

Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…

5 horas ago