Economia

Servidores seletivados do governo denunciam que não receberam 13º salário “indignação é a palavra”

Servidores seletivados do Governo de Roraima procuraram a redação para denunciar que não receberam o 13º salário nesta quinta-feira (23).

O governador Antonio Denarium (PP) anunciou o pagamento nas redes sociais na manhã de hoje. Contudo, servidores seletivados da Educação e da Saúde relataram que receberam apenas o pagamento do mês. Em contrapartida, o 13º não caiu na conta.

Uma denunciante criticou que o governo deixou de pagar os servidores enquanto investe cerca de R$ 5 milhões no Arraial do Anauá.

“Enquanto isso o senhor governador vai trazer vários artistas nacionais para o Arraial do Anauá. Enquanto o prefeito de BV trouxe uma atração nacional, porém pagou todos os funcionários, sem exceção. Indignação é a palavra”, escreveu a mulher ao Roraima em Tempo.

Um professor disse que trabalha como seletivado desde 2016. E essa é a primeira vez que ele deixa de receber o 13º salário.

“Sou professor seletivado desde o ano 2016. Durante todos esses anos nunca fiquei sem receber o décimo, sendo que é um direito nosso. Pelas informações que obtive hoje, quem aderiu à liminar para o não pagamento do décimo dos seletivados foi o próprio governo. Então agora fica a critério dele pagar ou não”, relatou.

Além disso, o professor ressaltou que com a inflação os preços aumentaram e que já contava com esse dinheiro.

“É uma falta de respeito com o servidor. Sendo que a jornada de trabalho é a mesma que os efetivos, ou senão maior ainda. Sei que não é muito, mas é um dinheiro que já contamos com ele para as nossas necessidades. Com o aumento de tudo e ainda perder o direito de receber, aí fica difícil”, lamentou.

Em grupos de Whats App, a falta do pagamento gerou polêmica, pois, conforme os professores, o próprio Governo de Roraima aderiu a uma liminar que suspende o direito dos seletivados ao 13º.

Dessa forma, eles afirmaram que aguardam um posicionamento do governo para solucionar o problema.

Imagem: Reprodução

Reajuste

Um outro servidor disse que já se sente indignado, pois a classe já não recebeu o reajuste de 11%. E que, agora sem o décimo, a situação fica ainda pior.

“Estou indignado a respeito de ser seletivado do Estado e não ter direito ao décimo terceiro. Pode pedir esclarecimentos do governador e da Segad. Porque somos trabalhadores igual os demais. E pela lei creio que temos direito sim! Uma sacanagem. Fora que também não recebemos os 11%”, disse.

Outro lado

A redação procurou o Governo de Roraima, que afirmou que os servidores temporários não têm direito a férias e décimo terceiro, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de julho de 2020.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Donanemabe teve resultado em pessoas com estágio inicial da doença

39 minutos ago

Diego Aragão é nomeado como novo presidente do Detran

Advogado é concursado e amigo próximo do deputado Jorge Everton. Mudanças apontam proximidade do Governo…

11 horas ago

‘Prefeitura com Você’: ação itinerante no bairro União levou saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores

Com serviços cada vez mais próximos da população, evento garantiu praticidade e atendimento de qualidade,…

16 horas ago

Assaltante invade oficina em Boa Vista e acaba baleado no rosto após entrar em luta corporal com dono do estabelecimento

Suspeito apontava uma arma contra a cabeça de um funcionário quando o dono da oficina…

17 horas ago

Número de envolvidos em conflitos por terra salta para 900 mil em 2024

Comissão Pastoral da Terra mostra que disputas afetaram mais pessoas

18 horas ago

Ação integrada reforça fiscalização e segurança em espaços públicos de Boa Vista

Pontos estratégicos, do centro à zona oeste, foram vistoriados na noite de sexta-feira, 25

20 horas ago