Uma denúncia enviada ao Roraima em Tempo relata o abandono da Escola Estadual Caranã, localizada na zona Oeste de Boa Vista, no bairro Caranã.
Vídeos e imagens mostram o local com centenas de cadeiras amontoadas em várias pilhas espalhadas pelo terreno da unidade. É possível ver ainda outros materiais, assim como mesas e prateleiras jogados em uma quadra esportiva dentro da escola.
O Governo interditou a unidade em 2019 e, segundo um morador que preferiu não se identificar, o problema já começou naquele ano. “Em 2019 eles começaram a jogar algumas cadeiras e alguns armários. Aí eu fui lá e perguntei se eles iam fazer entulho ali e eles disseram que era só por enquanto, por alguns meses só”, contou.
Contudo, o que era para ser temporário, agora já dura há dois anos. Cheio de lixo e entulho, o local está propenso a proliferação de doenças.
“De 2019 para cá esse lixão só aumentou. E aumentou também a proliferação de mosquitos, de baratas aqui nas redondezas, nos vizinhos, e muito rato […] Depósito de lixo escolar. Uma agente da endemias disse que elas são proibidas pelo vigia de entrar na escola e que esse setor já é área vermelha”, disse.
Em março de 2022, foi divulgado que a Escola Estadual Caranã seria totalmente reformada com recursos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dessa forma, a previsão para a entrega da unidade era ainda no final daquele ano, o que não ocorreu.
Procurada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que os materiais são considerados inservíveis e foram devolvidos pelas escolas. A pasta disse ainda que a unidade está em reforma e os materiais irão para outro depósito. Em seguida, realizarão um leilão para vender os itens.
Fonte: Da Redação