Educação

Alunos celebram Dia Nacional do Surdo com atividades recreativas na Praça do Mirandinha

Nesta terça-feira (26), Dia Nacional do Surdo, a Prefeitura de Boa Vista celebrou a data com uma programação lúdica na Praça do Mirandinha, com a participação de 30 alunos com surdez da rede municipal de ensino. A ação faz parte do projeto “Setembro Azul: Transcendendo os Muros da Escola”, organizado pela Gerência de Educação Especial (GPEE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).

Conforme a Prefeitura, o projeto já está em seu segundo ano de edição, hoje com alunos de quatro escolas polos. “Seu maior objetivo é a socialização desses estudantes para que eles tenham um momento lúdico, proporcionando uma experiência de aprendizado, integração e interação entre si”, conta Ana Paula Pinheiro, gerente de Educação Especial.

A secretária adjunta de Educação, Meyre Jane Gomes, explica que no início do ano passado foi implantado o Projeto das Escolas Polos da Educação Bilíngue para Surdos, onde quatro escolas da rede municipal promovem a inclusão destes alunos em sala de aula. São elas: Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite), bem como Luiz Canará (Senador Hélio Campos).

“Essas escolas contam com o professor titular, um professor de Libras que facilita a interação do aluno com surdez. São unidades que atendem crianças surdas com profissionais especialistas na Língua de Sinais Brasileira e que dão esse suporte para criança no ambiente escolar”, disse.

Libras

Stefane da Silva, mãe de João Pedro, 6 anos, demonstra satisfação em relação à importância do projeto no desenvolvimento do seu filho. “Apesar de ter começado a aprender a linguagem de sinais este ano, já dá para notar a diferença da sua forma de comunicar. Também noto o quanto ele se diverte e interage com seus amigos”, declarou.

A professora Franciene Cruz, que auxilia João Pedro na Escola Polo Luiz Canará, expressa o quão gratificante é ver a evolução do seu aluno. O estudante chegou na escola sem saber se comunicar através de Libras. Hoje, ele consegue compreender e entender alguns sinais e gestos. “Nós professores, também estamos aprendendo muito, porque nessa questão da conversação, da convivência com eles, a experiência de vê-los se desenvolver, é muito mais gratificante do que qualquer graduação que a gente tenha”, ressaltou.

Setembro Azul

É o mês escolhido para celebração das conquistas da comunidade surda. E, sobretudo, para conscientização sobre a importância da acessibilidade para esta parcela da população.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Arthur Henrique lidera pesquisa Inope com 70%; Catarina tem 20%, Nakashima 1,2% e Lincoln 0,3

Segundo a pesquisa, o atual prefeito vence eleição no primeiro turno com grande vantagem sobre…

4 horas ago

‘A Maratona de uma Vida’: medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro Lima ministra palestra em Boa Vista

Evento acontece às 19h do dia 18 de outubro. Veja como adquirir ingressos

5 horas ago

Polícia Federal apreende R$ 67 mil em ações de combate ao crime eleitoral no interior de Roraima

Apreensões ocorreram em Mucajaí e Caracaraí após denúncias. Equipe também prendeu um suspeito de comprar…

7 horas ago

Esquema de compra de votos na Raposa Serra do Sol é destaque em reportagem nacional

Conforme reportagem do Estadão, principais candidatos que disputam a Prefeitura do município prometem favores aos…

9 horas ago

Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado

Download será suspenso pela Justiça Eleitoral amanhã

10 horas ago

Duas pessoas são presas e nove toneladas de cassiterita são apreendidas em Boa Vista

Também foram apreendidos maquinários e uma arma de fogo

11 horas ago