Alunos com surdez passam a ser atendidos em quatro escolas polo de Educação Bilíngue em Boa Vista

As escolas Newton Tavares, Ana Sandra, Emília Rios e Luiz Canará assumiram a missão de atender os 30 alunos matriculados

Alunos com surdez passam a ser atendidos em quatro escolas polo de Educação Bilíngue em Boa Vista
Escola polo de Educação Bilíngue em Boa Vista – Foto: Divulgação/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista implantou o projeto Escolas Polo com o objetivo de ampliar a Educação Bilíngue para alunos com surdez da rede municipal.

Quatro unidades assumiram a missão de atender com maior eficiência os 30 alunos matriculados: Escola Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite) e Luiz Canará (Senador Hélio Campos).

Na Educação Bilíngue, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua oficial e o português é considerada a segunda, na modalidade escrita. Desse modo, a iniciativa visa fortalecer o trabalho inclusivo, desenvolvido na capital desde 2014.

Além de serem polos do ensino bilíngue, estas escolas promovem encontros e formações com profissionais, professores de libras e familiares dos alunos. Além disso, as interações linguísticas da cultura surda está presente na sala de aula e nos demais ambientes das unidades. 

A gerente de Educação Especial do município, Ana Paula Pinheiro, explicou que no ato da matrícula estes alunos já são encaminhados para estas unidades. Do mesmo modo, todos contam com um serviço de transporte escolar na porta de casa.

“Antes tínhamos um aluno por escola e hoje a gente já reúne até dois ou três alunos surdos na mesma sala de aula. […] A ideia é aumentar o quantitativo de alunos surdos no mesmo ambiente escolar, o que facilita a comunicação, a interação e o aprendizado dessas crianças”, explicou.

Facilidade de comunicação

Então, a língua brasileira sinais está presente em todos os setores destas escolas, o que facilita a comunicação com os alunos. Por exemplo, a Escola Municipal Luiz Canará atende em torno de 10 crianças com surdez.

O professor de Libras, Miquéias Ambrósio afirma ser gratificante contribuir com o trabalho da educação bilíngue.

Hoje no município eles passam a ter essa possibilidade de uma educação bilíngue de qualidade. A implementação deste projeto, surte diversos efeitos como a inserção do surdo na escola, proporciona essa interação linguística fazendo com a criança ouvinte passe a ter acesso à cultura surda”, declarou.

Inclusão

Acima de tudo, a Educação Bilíngue para surdos está na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como uma modalidade de ensino independente.

Iniciou na rede municipal em 2014, buscando qualidade de ensino para pessoas com deficiência auditiva. Dessa forma, a prefeitura garante o acesso e a permanência, com a atuação dos professores de Libras, tornando o ambiente escolar propício a aprendizagem.

Para implantação a prefeitura contou com o apoio dos pais dos alunos, da Associação de Surdos de Roraima, e dos professores. Hoje o município atende 33 alunos surdos e conta com 22 professores de Libras atuando na sala de aula, em parceria com o professor titular.

Fonte: Da Redação

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