Educação

Alunos de Boa Vista mostram habilidades de lógica e raciocínio em festival de xadrez

Alunos de Boa Vista mostraram suas habilidades de lógica e raciocínio durante o 5º festival de xadrez escolar que teve início nesta terça-feira (22). Cerca de 80 alunos competiram e 40 escolas da rede municipal estiveram envolvidas no festival.

Os competidores são alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que precisam mostrar todas as suas habilidades estratégicas, uma vez que o jogo envolve paciência, raciocínio lógico, estratégia, a tranquilidade e a confiança.

Assim, este é um desafio que Victor Gabriel Barros, de dez anos, está disposto a enfrentar. Ser um grande enxadrista e vencer torneios representa um sonho que ele tem desde os quatro anos.

“Foi com essa idade que comecei a me interessar pelo xadrez. Sempre quis participar de competições. E aí fui treinando, treinando e aprendi bastante. No início foi bastante difícil, mas fui aprendendo as técnicas, as estratégias e hoje estou melhor. O xadrez me estimula a ter mais calma, a não ficar tão ansioso. Me ajudou muito a agir sob pressão”, disse o menino que estuda na Escola Maria Teresa Maciel.

Disputa entre os alunos

Do mesmo modo, a jovem Melina Andrade, também com dez anos, disse que está preparada para enfrentar seus adversários e vencer.

“Pratico o xadrez desde os oito anos. Minha professora quem me influenciou. Quero aprender mais e participar de mais campeonatos porque gosto muito”, disse.

Xadrez na sala de aula

Da mesma forma, o xadrez é uma atividade fundamental dentro das aulas de Educação Física. Para se prepararem para esta importante competição, as escolas elaboram projetos de Xadrez para selecionar os alunos para o festival. A principio, a iniciativa incentiva a prática frequente desta modalidade na escola com apoio das famílias.

“Melhora a concentração, aprende-se regras de disciplina, paciência, o sentimento de ganhar e perder que temos na vida e a criança precisa aprender. Então, é algo que gera um grande benefício à vida e é um legado que fica na vida dessas crianças”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Consuêlo.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Ministério Público e Ministério da Justiça criam laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro em RR

Ele será vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas e de…

5 horas ago

Familiar de paciente internada na maternidade precisou comprar água para mulher tomar banho após desabastecimento, diz denúncia

De acordo com o relato do marido da paciente, ao pedir suporte da direção, recebeu…

6 horas ago

Alunos do curso de teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam espetáculo ‘A Família Perfeita’ neste sábado, 21

Entrada será gratuita. Espetáculo é uma comédia romântica que retrata uma família problemática e cheia…

6 horas ago

Mulheres ganham 20% menos do que homens em mais de 50 mil empresas

Mulheres negras ganham metade do salário de homens não negros

7 horas ago

Maioria dos professores já presenciou casos de racismo entre alunos, revela pesquisa

Índice cresce entre professores do ensino fundamental

9 horas ago

Governo Federal autoriza uso da Força Nacional para combater incêndios florestais em Caracaraí

Contingente vai atuar no município do interior de Roraima durante 90 dias

10 horas ago