Um grupo de pais e moradores do município de Caroebe, Sul de Roraima, procurou o portal Roraima em Tempo, nesta quarta-feira, 10, para denunciar irregularidades dos ônibus escolares do Estado. O problema tem prejudicado os alunos do 6º Ano ao 3º Ano do Ensino Médio das vicinais 03, 05, 06, 07, 08, 09 e 10, que estudam na Escola Estadual Clóvis Nova da Costa, na vicinal Jatapulandia, BR-210.
De acordo com uma mãe, na terça-feira, 9, por exemplo, os alunos não puderam ir à escola devido à falta de freios no ônibus. “Hoje mesmo as crianças não foram pra escola porque o ônibus está sem freio. Ela também apontou outros problemas. “Os ônibus são velhos, vive com radiador quebrado e pneu furado direto, às vezes, nem chave pra trocar tem no ônibus“, detalhou.
Ainda conforme o relato, já ocorreu de os alunos passarem semanas sem ir à escola ou retornar tarde da noite porque o transporte quebrou na estrada. “A situação é que as nossas crianças faltam muitas aulas devido os ônibus que só vivem quebrados. Tem dias que nossos filhos chegam 21h da noite porque quebra nas estradas e eles precisam descer do ônibus e empurrar”, relatou a moradora.
Em alguns vídeos enviados ao portal, é possível ver as condições da estrada e do automóvel. Vários alunos estão juntos, fazendo muita força empurrando o micro-ônibus
Estrada intrafegável
A denúncia também é referente as estradas que apresentam muitas lamas e falta de infraestrutura, segundo uma moradora, por muitas vezes fica intrafegável.
Uma outra denunciante relatou que já tentaram apoio com um deputado estadual e ainda aguardam uma resposta. “Eu já tinha relatado ao deputado sobre a situação. Ele me falou que passaria a situação para o secretário de educação do Estado, mas infelizmente não vi interesse real dele [secretário] em resolver a situação”, contou.
Ela também afirmou que os vizinhos se uniram para fazer a manutenção das vicinais, onde houve um apoio financeiro do parlamentar. “O dono de uma farmácia conseguiu articular com o deputado e, juntos, conseguiram recursos para comprar uma máquina. Assim, nos juntamos para ajudar a arrumar a estrada e ficar melhor de trafegar”, disse.
Outro lado
O portal Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado (Seed). Por meio de nota, negou a denúncia e disse que duas empresas contratadas realizam 28 rotas, atendendo às escolas estaduais do município
Além disso, disse que até o Departamento de Apoio ao Transporte não recebeu nenhuma reclamação formal por parte da gestão da unidade de ensino em relação ao serviço prestado na região. No entanto, uma equipe do setor vai verificar no local a reclamação dos moradores para então adotar as medidas que forem cabíveis.
Sobre a condição de estradas, a Secretaria de Infraestrutura informa que as obras de reparação em trechos críticos vão iniciar nos próximos dias. O prazo de conclusão previsto para esta etapa de manutenção é de 30 dias, a partir do início efetivo das atividades em campo.
Fonte: Da Redação

