O bairro Pedra Pintada receberá, em breve, uma nova praça esportiva e a primeira escola municipal, localizadas na rua Pérola, em Boa Vista. Esses novos equipamentos vão beneficiar também os bairros vizinhos, como Said Salomão e Monte Cristo, além da região do Bom Intento.
De acordo com a secretária municipal de Obras (SMO), Deusiana Gouveia, os recursos das novas construções, já em andamento, fazem parte do pacote de obras de R$ 261 milhões que a Prefeitura de Boa Vista anunciou em abril deste ano.
“Entre as iniciativas em andamento está a construção de uma praça com mais de 11.000 m², que proporcionará opções de lazer para aproximadamente 6 mil moradores dos bairros Pedra Pintada e Said Salomão”, disse a secretária.
A auxiliar de serviços gerais Tânia Maria, de 53 anos, é moradora do bairro e foi se consultar na UBS entregue recentemente. Ela ressalta que, agora, tem uma unidade perto de casa e não precisa mais se deslocar para outros bairros.
“Além disso, estou vendo a construção da praça e da escola pela prefeitura e é maravilhoso ver essas melhorias acontecendo para nós, moradores”, afirmou Tânia.
Praça esportiva com quadras e outros espaços
O projeto contempla áreas de playground infantil para primeira e primeiríssima infância; área de piquenique; equipamentos de ginástica e academia; quadras de areia para futebol, vôlei e poliesportiva; bicicletários; lanchonetes; banheiro familiar, estacionamento, além de um paisagismo integrado e acessibilidade.
Escola municipal
A nova unidade de ensino será voltada para a Educação Infantil, abrangendo assim creche e pré-escola, com capacidade para mais de 720 alunos. A infraestrutura contará com 8 salas de aula, que funcionarão em dois turnos e atenderão aproximadamente 480 crianças. Outras 8 salas serão dedicadas à modalidade creche, com funcionamento em tempo integral e capacidade para 240 alunos.
A área pedagógica ficará composta por 16 salas de aulas e creches, sala de recursos, sala multifuncional, pátio de atividades anexado em todas as salas. A área administrativa contará com recepção, secretaria, sala de professores, gestão escolar, vice gestão, orientação, bem como coordenação pedagógica.
Na área de serviços terá o refeitório com 365 m2; cozinha ampla com despensa fria, seca e climatizada, área de recepção de alimentos e higienização, preparo quente, preparo frio, vestiário para os servidores da cozinha, área de carga e descarga e, além disso, 22 vagas de estacionamento.
Avanços
O processo de regularização do bairro iniciou em 2015, quando se tornou Área de Especial Interesse Social (AEIS), o que possibilitou receber investimentos do município. Antes, era uma área de ocupação irregular, em desacordo com a legislação urbanística. Não havia projeto aprovado pela Emhur, nem a infraestrutura exigida em Lei.
A região então passou a ter coleta de lixo regular e serviço de transporte público e escolar. Foi uma das primeiras regiões a receber a iluminação de LED, em 2019. Entre 2020 e 2021, as avenidas Diamante, Rubi e rua Macau receberam obras de infraestrutura, como drenagem profunda, asfaltamento, calçadas, sarjeta, meio-fio e urbanização.
Com o mutirão de cadastro imobiliário feito na região, a área se tornou bairro oficial por meio da Lei n° 2.253/22, projeto do Executivo Municipal e o CEP dos correios também se tornou realidade. A prefeitura estruturou o endereçamento das vias, com a instalação de 207 placas de identificação de logradouros em julho de 2022 nas 23 ruas e avenidas do Pedra Pintada. A prefeitura entregou recentemente a primeira UBS no bairro, localizada na rua Macau.
Fonte: Da Redação