Blitz educativa alerta sobre perigo de queimadas durante período de estiagem em Boa Vista

Campanha iniciou nessa quarta-feira, (11) e se estenderá até o final do mês de outubro com visitas nos bairros que registram maior ocorrências de queimadas

Blitz educativa alerta sobre perigo de queimadas durante período de estiagem em Boa Vista
Blitz educativa – Foto: Andrezza Mariot/Semuc/PMBV

A Prefeitura de Boa Vista está promovendo a Campanha de Prevenção Contra Queimadas e Incêndios. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da população para diminuir o índice de queimadas na área urbana da cidade. A primeira ação acorreu nesta quarta-feira (11), com uma blitz educativa, no cruzamento das Avenidas Ene Garcez com a Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Alexandre dos Santos, a campanha deve se estender até o final do mês de outubro. A proposta é sensibilizar e conscientizar as pessoas para não atear fogo em quintais, terrenos baldios, matas, bem como não cortar árvores e deixar galhadas nas ruas.

Ele destacou ainda que os bairros Caçari, Paraviana, 13 de Setembro, São Bento, Jóquei Clube, Operário e Senador Hélio Campos são os que mais recebem denúncias de queimadas pela Central 156.

“Queremos sensibilizar a população de Boa Vista para o período rigoroso de estiagem que estamos vivenciando hoje. Vale alertar também para o alto índice de queimadas na capital que causa um risco muito grande ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Essa ação vai se estender com a equipe do programa Braços Abertos visitando as residências desses bairros que têm maior número de ocorrência”, disse.

Conforme, a professora Jordana Rice, que parou na blitz, o cidadão precisar fazer a sua parte no combate às queimadas.

“É muito importante cada cidadão fazer o seu papel, visto o cenário que estamos vivendo hoje com essa onda de calor e os impactos ambientais prejudicam não apenas o meio ambiente, como a todos nós”, afirmou a professora.

Parceria no combate às queimadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) coordena a iniciativa e conta com a parceria das Secretariais Municipais de Projetos Especiais (SMPE), de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF).

As equipes atuarão com fiscalização mais efetiva para limpeza de terrenos baldios. O programa Braços Abertos, equipe do Prevfogo, do Ibama, realizam o auxilio nas comunidades do campo e indígenas no combate às queimadas.

Fonte: Da Redação

1
0
Would love your thoughts, please comment.x