Educação

‘Canal Educação’ será transmitido em plataforma virtual

O carnal de educação será transmitido em TV aberta e na plataforma Youtube com objetivo de melhorar e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização no Brasil. Ambos foram lançados na última terça-feira (26), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Como assistir

O Canal Educação pode ser assistido nas capitais em que a TV Brasil possui transmissoras (2.3 no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís; e 1.3 em São Paulo).

A programação também estará disponível na TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.

Na grade da programação, vai estar disponível diversos programas como: ‘Fala Cientista, Que Invenção É Essa?’ e ‘Caminho da Escola’, além de produtos que vão auxiliar na capacitação de professores e gestores de escolas.

Já o Canal Libras, é um projeto destinado especialmente à comunidade surda, e vai ser transmitido prioritariamente pelo YouTube, mas alguns programas serão retransmitidos pelo Canal Educação.

Do mesmo modo, a programação inclui conteúdo de educação, entretenimento e cultura destinado a todos dos públicos, desde a educação infantil até o ensino superior. De acordo com o MEC, através dele será possível ter mais conhecimento com inclusão.

’20 anos de Libras’

No último domingo, 24 de abril, o Brasil comemorou 20 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão (Lei 10.436/2002).

Para marcar a data, foi criado o dia nacional da Libras. O objetivo é então comemorar a forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, uma ferramenta para a inclusão social.

Em agosto do ano passado, um Projeto de Lei que garantiu a educação bilíngue nas escolas brasileiras determinando o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como a segunda.

A medida promove o incentivo à produção de material didático bilíngue, a formação de professores no idioma Libras e a mudança que determina que Libras seja a primeira língua e o Português escrito como segunda língua. Também direciona a atenção para questões linguísticas, identitárias e culturais.

Por fim, a aplicação ocorre em escolas e classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. Atualmente, no Brasil, existem 64 escolas bilíngues de surdos, com 63.106 estudantes surdos, surdo e cegos e com deficiência auditiva, conforme os dados fornecidos pelo Inep em 2020.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

12 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

21 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

31 minutos ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

2 horas ago

População conta com pontos de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação ocorre de 9 a 12 de dezembro e orienta produtores sobre o descarte correto,…

3 horas ago