Educação

‘Canal Educação’ será transmitido em plataforma virtual

O carnal de educação será transmitido em TV aberta e na plataforma Youtube com objetivo de melhorar e elevar a qualidade e a taxa de alfabetização no Brasil. Ambos foram lançados na última terça-feira (26), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Como assistir

O Canal Educação pode ser assistido nas capitais em que a TV Brasil possui transmissoras (2.3 no Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Luís; e 1.3 em São Paulo).

A programação também estará disponível na TV por assinatura e por meio de satélite para escolas com antena parabólica.

Na grade da programação, vai estar disponível diversos programas como: ‘Fala Cientista, Que Invenção É Essa?’ e ‘Caminho da Escola’, além de produtos que vão auxiliar na capacitação de professores e gestores de escolas.

Já o Canal Libras, é um projeto destinado especialmente à comunidade surda, e vai ser transmitido prioritariamente pelo YouTube, mas alguns programas serão retransmitidos pelo Canal Educação.

Do mesmo modo, a programação inclui conteúdo de educação, entretenimento e cultura destinado a todos dos públicos, desde a educação infantil até o ensino superior. De acordo com o MEC, através dele será possível ter mais conhecimento com inclusão.

’20 anos de Libras’

No último domingo, 24 de abril, o Brasil comemorou 20 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão (Lei 10.436/2002).

Para marcar a data, foi criado o dia nacional da Libras. O objetivo é então comemorar a forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, uma ferramenta para a inclusão social.

Em agosto do ano passado, um Projeto de Lei que garantiu a educação bilíngue nas escolas brasileiras determinando o tratamento da educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como a segunda.

A medida promove o incentivo à produção de material didático bilíngue, a formação de professores no idioma Libras e a mudança que determina que Libras seja a primeira língua e o Português escrito como segunda língua. Também direciona a atenção para questões linguísticas, identitárias e culturais.

Por fim, a aplicação ocorre em escolas e classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. Atualmente, no Brasil, existem 64 escolas bilíngues de surdos, com 63.106 estudantes surdos, surdo e cegos e com deficiência auditiva, conforme os dados fornecidos pelo Inep em 2020.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Polyana Girardi

Recent Posts

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

42 minutos ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

1 hora ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

2 horas ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

3 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

4 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

5 horas ago