A Semana Pedagógica incentiva a troca de experiências e integração entre os profissionais da Rede Municipal de Ensino - Foto: Divulgação/SEMUC
A Prefeitura de Boa Vista promoveu no período de 27 a 31 de janeiro, a 12ª edição da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino que reuniu mais de 6.500 profissionais. Vale ressaltar que essa iniciativa prepara os educadores para o início do ano letivo de 2025. Neste ano mais de 52 mil alunos retornam para as salas de aula na segunda, 3.
O tradicional evento ofereceu uma programação diversificada de capacitações voltadas a professores, gestores, coordenadores, assim como assistentes de aluno e cuidadores. A programação também alcançou merendeiras, motoristas e outros colaboradores que atuam diretamente nas escolas da capital, do campo e indígenas.
A programação ocorreu simultaneamente em diversos pontos da cidade, incluindo o Teatro Municipal, auditórios da Faculdade Cathedral, Escola Nara Ney, SMST, Pronat/UFRR, CAF/UFRR e Faculdade Estácio. Nesta sexta, 31, último dia de capacitações, passaram por formação professores do 5° ano.
O evento reforçou o compromisso da gestão municipal em investir continuamente na formação dos profissionais da rede, garantindo que toda a equipe escolar esteja alinhada às diretrizes educacionais e melhores práticas pedagógicas. Conforme a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane, a Semana cumpriu seu papel e contribuiu para o aprimoramento dos profissionais.
“Olhando para tudo o que foi realizado, percebemos o quanto essas trocas são valiosas, fortalecendo e direcionando nossa equipe para o ano letivo. Nossa intenção sempre foi capacitar os profissionais para que possam receber os alunos da melhor forma possível, com conhecimento específico em suas áreas. A adesão foi excelente e estamos encerrando essa edição com o sentimento de dever cumprido, certos de que oferecemos oportunidades de aprendizado que serão aplicadas na prática, garantindo uma educação cada vez mais qualificada”, afirmou.
Durante a semana, os participantes tiveram acesso a cerca de 20 palestras com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. Além de oficinas e atividades práticas conduzidas por especialistas da área educacional.
Entre os destaques a Palestra Show, de Erik Penna, renomado palestrante com mais de 1.500 apresentações pelo Brasil e outros países. Baseada em seu livro best-seller, “Alegria para Ensinar e Transformar Vidas”, a palestra trouxe reflexões, dicas e experiências inspiradoras com uma abordagem dinâmica e bem-humorada.
Além disso, os profissionais tiveram a oportunidade de assistir a outras palestras, como: autocuidado e saúde emocional, como utilizar dados para potencializar a gestão da aprendizagem, como também neurociência e suas contribuições para a alfabetização. Outros temas como: comunicação assertiva no local de trabalho, assim como de cuidador escolar e o desenvolvimento de autonomia das crianças e alunos da educação especial, entre outras.
A Semana Pedagógica também proporcionou espaços de reflexão e debate sobre os principais desafios e oportunidades na gestão escolar e no processo de ensino-aprendizagem. O tema central desta edição abordou as complexidades da educação no contexto contemporâneo, destacando estratégias de inovação pedagógica e formação continuada dos profissionais da educação.
Com uma trajetória de 15 anos na Rede Municipal de Ensino, a professora Anna Brito, da Escola Municipal Newton Tavares, ressaltou a importância da Semana Pedagógica como um espaço essencial de formação contínua. Conforme a professora, a capacitação anual oferecida pela prefeitura fortalece os educadores e os prepara para os desafios do ano letivo.
“O professor precisa estar sempre se reciclando, buscando novos conhecimentos para acompanhar as transformações na educação. A Semana Pedagógica proporciona esse momento de aprendizado, trazendo especialistas que contribuem com diretrizes e metodologias atualizadas. Além da sala de aula, essas formações também abordam o acolhimento dos alunos e de suas famílias, promovendo uma educação mais humanizada e alinhada às necessidades do nosso tempo”, afirmou.
A Prefeitura de Boa Vista tem investido de forma igualitária na educação. Portanto, garantindo que tanto as escolas urbanas quanto as unidades do campo e indígenas recebam capacitações de qualidade. Para Franklin Lima, professor da Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva, a Semana Pedagógica acabou sendo um momento enriquecedor, proporcionando novos conhecimentos, assim como práticas essenciais para o trabalho em sala de aula.
“Participar das palestras e formações foi uma experiência muito importante para aprimorar nossa prática docente. Aprendi estratégias para tornar o ensino mais dinâmico, principalmente para alunos que precisam de reforço na alfabetização. Trabalhar com o concreto, trazendo elementos práticos para a sala de aula, será fundamental para avançarmos no ensino e aprendizagem de cada estudante”, reforçou.
O calendário escolar de 2025 prevê uma carga horária mínima de 820 horas distribuídas em 205 dias letivos. Dessa forma garantindo o cumprimento das diretrizes educacionais e a manutenção da qualidade do ensino.
Fonte: Da Redação
A família denunciou o desaparecimento após o homem supostamente usar as redes sociais da mulher…
Ação segue até o carnaval de 2026, abrangendo as festas de fim e início de…
São João da Baliza também vai contratar os serviços pelo valor milionário. Informações constam em…
Medida é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Roraima
Principal deliberação envolve a atualização do teto dos imóveis nas faixas 1 e 2 do…
Para os parlamentares contrários ao texto, afirmaram que projeto pode incentivar o vício em jogos