A Prefeitura de Boa Vista disponibiliza 47 creches de ensino em tempo integral, enquanto o município de Manaus oferta apenas 24. Vale levar em consideração que a capital do Amazonas tem 2,2 milhões de habitantes, enquanto a capital de Roraima tem cerca de 430 mil.
Já nas capitais da região Norte onde a população estimada se assemelha a de Boa Vista (436.591), como por exemplo, em Porto Velho (494.013), capital de Rondônia, 36 creches atendem pouco mais de 3 mil crianças de 2 e 3 anos em meio período. Em Macapá (522.357), as 10 creches do município atendem a 2.174 crianças também em meio período.
Em 2021, Boa Vista atendeu cerca de 2.500 alunos. E este número em 2022 subiu para mais de 4,3 mil, registrando assim, um aumento de 72%. Já estão matriculadas para o ano Letivo de 2023 em torno de 4.900 crianças, o que representa 94,9% de aumento.
A rede municipal conta hoje com 33 unidades de Casas Mães, 60 turmas maternais em 14 escolas proinfâncias, além das 10 unidades conveniadas.
Conforme a Prefeitura, este ano, mais vagas para esta faixa etária serão criadas após a conclusão das obras de ampliação dos Núcleos de Creches Cidade Satélite II, Senador Hélio Campos, Pintolândia, Nova Cidade, além de um novo Núcleo no Jardim Equatorial.
Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a cada ano letivo a meta é ampliar o acesso das crianças a esta importante modalidade de ensino, fase inicial da vida escolar.
“No Brasil, a creche ainda não é uma etapa obrigatória, somente a partir dos 4 anos de idade (pré-escola). Sei do compromisso que tenho com a população, em buscar estratégias para atender o maior número de crianças possíveis nessa faixa etária. Seja firmando convênio com escolas particulares, ampliando escolas, construindo mais unidades. E seguimos trabalhando conforme a demanda da nossa rede municipal”, declarou o prefeito.
A criançada é só alegria nas creches do município. Todos entram às 7h30 e só saem às 17h30. Elas passam o dia todo aprendendo, brincando e se divertindo, sob o olhar atento dos profissionais. Um professor pedagogo conduz as aulas, conforme as diretrizes do Currículo da Educação Infantil.
Dessa forma, a criança aprende brincando e vivenciando experiências que estimulam o cognitivo, a parte motora e a socialização.
Os cuidados, a higiene, bem como o acompanhamento no ambiente escolar são uma importante missão do cuidador. Numa jornada de 10h, são quatro refeições diárias (café da manhã, cesta, almoço e lanche da tarde).
Além disso, têm práticas pedagógicas, a hora do sono, do banho e das atividades de lazer. A alimentação é balanceada seguindo o cardápio elaborado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
“Cuidar e Educar, estes são os dois pilares da Educação Infantil. Queremos garantir isso e com qualidade para as crianças de Boa Vista. Não é a toa que somos a Capital da Primeira Infância. Há 10 anos assumimos o compromisso de cuidar e zelar da fase mais importante da vida, que começa ainda na gestação até a fase escolar da criança”, destacou o prefeito.
Fonte: Da Redação
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
Denunciante pede ajuda das autoridades para verificar situação
Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21
Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…
Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…
Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…