Educação

Capital da 1ª Infância: Boa Vista tem 47 creches em tempo integral, enquanto Manaus tem 24

A Prefeitura de Boa Vista disponibiliza 47 creches de ensino em tempo integral, enquanto o município de Manaus oferta apenas 24. Vale levar em consideração que a capital do Amazonas tem 2,2 milhões de habitantes, enquanto a capital de Roraima tem cerca de 430 mil.

Já nas capitais da região Norte onde a população estimada se assemelha a de Boa Vista (436.591), como por exemplo, em Porto Velho (494.013), capital de Rondônia, 36 creches atendem pouco mais de 3 mil crianças de 2 e 3 anos em meio período. Em Macapá (522.357), as 10 creches do município atendem a 2.174 crianças também em meio período.

Boa Vista

Em 2021, Boa Vista atendeu cerca de 2.500 alunos. E este número em 2022 subiu para mais de 4,3 mil, registrando assim, um aumento de 72%. Já estão matriculadas para o ano Letivo de 2023 em torno de 4.900 crianças, o que representa 94,9% de aumento.

A rede municipal conta hoje com 33 unidades de Casas Mães, 60 turmas maternais em 14 escolas proinfâncias, além das 10 unidades conveniadas.

Mais obras e mais vagas em creches

Conforme a Prefeitura, este ano, mais vagas para esta faixa etária serão criadas após a conclusão das obras de ampliação dos Núcleos de Creches Cidade Satélite II, Senador Hélio Campos, Pintolândia, Nova Cidade, além de um novo Núcleo no Jardim Equatorial.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a cada ano letivo a meta é ampliar o acesso das crianças a esta importante modalidade de ensino, fase inicial da vida escolar.

“No Brasil, a creche ainda não é uma etapa obrigatória, somente a partir dos 4 anos de idade (pré-escola). Sei do compromisso que tenho com a população, em buscar estratégias para atender o maior número de crianças possíveis nessa faixa etária. Seja firmando convênio com escolas particulares, ampliando escolas, construindo mais unidades. E seguimos trabalhando conforme a demanda da nossa rede municipal”, declarou o prefeito.

Rotina integral de aprendizado e interação social

A criançada é só alegria nas creches do município. Todos entram às 7h30 e só saem às 17h30. Elas passam o dia todo aprendendo, brincando e se divertindo, sob o olhar atento dos profissionais. Um professor pedagogo conduz as aulas, conforme as diretrizes do Currículo da Educação Infantil.

Dessa forma, a criança aprende brincando e vivenciando experiências que estimulam o cognitivo, a parte motora e a socialização.

Os cuidados, a higiene, bem como o acompanhamento no ambiente escolar são uma importante missão do cuidador. Numa jornada de 10h, são quatro refeições diárias (café da manhã, cesta, almoço e lanche da tarde).

Além disso, têm práticas pedagógicas, a hora do sono, do banho e das atividades de lazer. A alimentação é balanceada seguindo o cardápio elaborado por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

“Cuidar e Educar, estes são os dois pilares da Educação Infantil. Queremos garantir isso e com qualidade para as crianças de Boa Vista. Não é a toa que somos a Capital da Primeira Infância. Há 10 anos assumimos o compromisso de cuidar e zelar da fase mais importante da vida, que começa ainda na gestação até a fase escolar da criança”, destacou o prefeito.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Eleições 2024: confira os temas proibidos na propaganda eleitoral

Candidatos devem estar atentos aos tópicos vedados na propaganda

52 minutos ago

Sine oferta 89 vagas de emprego para Roraima nesta sexta-feira; confira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Tio é preso por estuprar a própria sobrinha no Cantá

Vítima relatou que a violência sexual acontecia pelo menos uma vez na semana enquanto sua…

14 horas ago

É falsa informação que imigrantes invadiram Hospital da Criança durante tiroteio

Imigrantes levaram um ferido ao hospital infantil em busca de atendimento, mas foram orientados a…

14 horas ago

HGR pede comparecimento com urgência de familiares de paciente

Claudiane Alencar Barbosa de 43 anos, está internada no setor de psiquiatria do hospital

14 horas ago

Ministério Público vai apurar denúncias relacionadas à falta de estrutura na maternidade reinaugurada do Governo

No início desta semana, uma família denunciou a morte de um bebê por falta de…

15 horas ago