Educação

Cerca de 500 alunos indígenas estão sem merenda escolar na região Ingarikó, em Uiramutã, relata liderança

O ex-secretário adjunto da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, Dilson Ingarikó, representante do povo Ingarikó, fez um apelo ao Governo de Roraima sobre a situação dos alunos que estão sem receber merenda escolar. Conforme o assessor pedagógico, entre 2022 e 2025 o Governo enviou os alimentos somente uma vez para as escolas da região, que fica no Uiramutã.

“Estou aqui para pedir um apoio de vocês. Desde 2022 até agora, as sete escolas estaduais da região Ingarikó receberam uma única vez a merenda escolar. De lá para cá nunca mais receberam merenda da Secretaria de Estado de Educação”, afirmou.

Ainda de acordo o assessor, são aproximadamente, 500 alunos prejudicados das sete comunidades, sendo elas: das Serra do Sol, Manalai, Pipi, Kumaipá, Mapaé/Caramãbatei, Sauparu, e Awendei/Canauapai, localizado na região de Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã.

Além da falta de merenda, os professores enfrentam desafios para lecionar. “Aqui nós temos quase 500 alunos e temos vários professores que enfrentam desafios, que vão a Boa Vista em busca de ajuda e de alimentação. Nessa região não tem condições, não tem material para que os professores efetuem os seus trabalhos”, contou.

Apelo

Conforme Dilson, mesmo durante a gestão de secretário adjunto da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, ele não teve oportunidade de conversar com o governador Antonio Denarium (PP). E, agora, faz apelo a chefe do Executivo e aos parlamentares.

“Nós sempre fomos considerados e tratados como objeto que não tivesse valor. Entretanto, governador, aqui está o seu povo, as pessoas que te apoiaram e merecem receber qualquer apoio. Seja ele em projeto, seja em merenda escolar. Nós, tuxauas e professores estamos aqui fazendo um pedido para que a região de Ingarikó também seja atendida com a merenda escolar […] o depósito está vazio, essa é a informação que nós temos. Portanto, senhores deputados federais, estaduais, senadores nos ajudem a trazer merenda escolar porque nós precisamos. É uma vergonha a secretaria atender só uma vez durante esses anos as escolas”, finalizou.

Outro lado

Em nota ao portal Roraima em Tempo, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), afirmou que a localidade das escolas é de difícil acesso, e só é possível chegar por via aérea. Informou que existe um processo em tramitação para contratação de hora-voo para o atendimento das escolas de forma contínua e regular. O processo já foi finalizado e no momento aguarda liberação de recursos.

Ressalta ainda que a Seed tem buscado alternativas para o atendimento a estas unidades de ensino, como a parceria com as próprias comunidades indígenas.

A Seed também lembrou a parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, que de acordo com a Pasta, tem auxiliado na entrega de fardamentos escolares e outros materiais. Também está em andamento na Seed a formalização de um termo de cooperação técnica com a Missão Evangélica da Amazônia para a entrega de produtos em regiões onde só é possível chegar por via aérea.

Por fim, disse que “está aberta ao diálogo com os povos indígenas e que vem implementando diversas ações para o fortalecimento da educação escolar indígena no Estado. Entre elas a criação de novas escolas, contratação de professores do processo seletivo. Além de convocação de mais de 700 professores concursados e reformas de unidades de ensino. Até o momento já foram reinauguradas 11 escolas”, finalizou.

Fonte: Da Redação

Josiele Oliveira

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

6 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

8 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

10 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

11 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

11 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

12 horas ago