Cine Clube: projeto do IFRR leva exibição de filmes para a comunidade em Boa Vista

Evento é gratuito e garante também certificado de 3h aos participantes

Cine Clube: projeto do IFRR leva exibição de filmes para a comunidade em Boa Vista
Foto: Divulgação IFRR

O Instituto Federal (IFRR) realiza, no dia 4 de março, das 19h às 22h, a primeira edição de 2026 do projeto Cine Clube Gestão Pública. A atividade ocorre no auditório da unidade, na Rua Professor Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira, em Boa Vista. Ela é voltada a estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública e à comunidade em geral.

Nesta edição, será exibido o filme “O Último Azul” (Brasil, 2025), dirigido por Gabriel Mascaro. A sessão terá como eixo temático a disciplina Gestão Estratégica e contará com mediação do professor Amarildo Ferreira Júnior.

Segundo o docente, a proposta mantém a ampliação da presença de filmes nacionais nas discussões curriculares do curso. “O Último Azul é uma distopia brasileira interessante para discutir a elaboração de planos estratégicos. A obra enriquece tanto a abordagem acadêmica quanto o conhecimento dos estudantes sobre a produção cinematográfica nacional, que novamente ganha destaque em importantes espaços da sétima arte, agora com o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho”, disse.

Do mesmo modo, o professor explicou que ambos os diretores são pernambucanos, o que possibilita comparações estéticas e a observação das singularidades de cada obra. “Assim como Kleber Mendonça, Gabriel Mascaro também é pernambucano, o que nos permite estabelecer paralelos em termos de estética e linguagem cinematográfica. Em “O Último Azul”, há ainda o diferencial de uma jornada pela Amazônia, elemento que pode ampliar o debate sobre técnicas e políticas de planejamento estratégico e formulação do pensamento estratégico”, afirmou.

Por fim, as inscrições são gratuitas e ocorre até o dia do evento. Clique aqui. Os participantes receberão certificado de três horas, com emissão pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). 

Projeto

Idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, o Cine Clube tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes por produções audiovisuais —  filmes, minisséries e documentários — que possibilitem a análise crítica de temas relevantes para a sociedade.

Além disso, a edição conta com realização do Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!), com apoio do Amazonicidades – Observatório das Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos, do Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente (Lab Cultur) e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR).

Sinopse

Na trama, para maximizar a produtividade econômica, o governo determina transferência de idosos para colônias habitacionais distantes. Tereza, de 77 anos, recusa-se assim, a cumprir a ordem e embarca em uma jornada pela Amazônia que transformará seu destino.

0
Would love your thoughts, please comment.x