Contação de histórias, apresentação de curtas metragens, pintura, curiosidades da infância, projetos de aprendizagem, jogos e brincadeiras fazem parte da programação do I Festival da Primeira Infância. O evento é alusivo ao “Agosto Verde” e ocorre em 72 creches e pré-escolas da Rede Municipal de Ensino de 21 a 23 deste mês.
As escolas produziram os projetos apresentados no evento ao longo do ano letivo em atividades pedagógicas. De acordo com a secretária-adjunta de Educação e Cultura, Meiry Jane Gomes, as famílias têm papel primordial no desenvolvimento das crianças. Além disso, podem ajudar a escola na valorização da Primeira Infância.
“A partir do momento em que as famílias recebem conhecimento e orientações, elas conseguem conduzir em casa técnicas, modos e maneiras de valorizar o conhecimento e a experiência da criança, na Primeira Infância. Então, momentos como esses são significativos de integração entre escola e família”, disse.
A técnica em saúde bucal Erica Moura, mãe do pequeno Luís Pinho, 3 anos, afirma que busca sintonia com a escola do filho. Isso para que o desenvolvimento da criança seja acompanhado pelos dois ambientes: família e escola.
“Eu sempre procuro estar presente e saber como está a vivência dele na escola. Tenho o feedback da professora, das cuidadoras e da coordenadora pedagógica da escola. Sempre procuro seguir as orientações deles sobre o comportamento e o que a gente pode mudar em casa para que ele melhore no ambiente escolar”.
Mês da Primeira Infância
Agosto foi instituído por lei como o “Mês da Primeira Infância” pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de promover ações para a importância da atenção integral às crianças com idade até seis anos, além de discutir investimentos nos primeiros mil dias de vida. Dessa forma, dentro dessa proposta, Boa Vista definiu o “Agosto Verde” para celebrar a promoção e sensibilização aos cuidados para a Primeira Infância.
Fonte: Da Redação