Educação

Denúncia mostra livros didáticos queimados e precariedade em escola estadual indígena de Pacaraima

Uma denúncia enviada ao Roraima em Tempo mostra livros didáticos queimados na Escola Estadual Indígena José Marcolino, na comunidade do Contão, em Pacaraima. Imagens também mostram a estrutura precária da unidade de ensino.

No vídeo enviado à reportagem, é possível ver centenas de livros descartados em um terreno, com cinzas da queima espalhados no local.

Conforme o denunciante, que não quis se identificar, a queima de livros é feita desde dezembro do ano passado. Ele conta que, ao invés de doar ou reciclar, o material é jogado em uma fogueira no local.

“Eu fui na escola e me deparei com essa pilha de livros jogados, estavam queimando, fazendo uma fogueira lá atrás. Então eu peguei e filmei essa situação. Sempre estou indo lá e está da mesma forma, jogada. A gestão preferiu queimar os livros do que fazer uma doação, dar um fim mais apropriado para eles”, disse.

Em julho do ano passado, o governador Antonio Denarium (Progressistas) anunciou em um evento que a escola receberia uma reforma. Apesar disso, segundo o denunciante, a obra ainda não teve início. Para ele, só uma reforma não é suficiente.

“É um contrato de revitalização, só que não é revitalização. Essa revitalização é para enganar o Ministério Público. Vão ter que construir do zero, a escola está bem feia. Isso tudo é revoltante porque é o dinheiro da população e está sendo jogado no lixo”, pontuou.

O que diz o Governo

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para esclarecimentos. Por meio de nota, negou disse que a escola passa por reforma desde o  2º semestre do ano passado e afirmou que há trabalhadores no local. Disse ainda que os estudantes estão em salas de aulas anexas.

Já sobre os livros, disse que a queima foi de materiais antigos e inservíveis da instituição. E que os novos livros didáticos, já estão em uso.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

9 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

13 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

13 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

15 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

15 horas ago