Educação

Denúncia mostra livros didáticos queimados e precariedade em escola estadual indígena de Pacaraima

Uma denúncia enviada ao Roraima em Tempo mostra livros didáticos queimados na Escola Estadual Indígena José Marcolino, na comunidade do Contão, em Pacaraima. Imagens também mostram a estrutura precária da unidade de ensino.

No vídeo enviado à reportagem, é possível ver centenas de livros descartados em um terreno, com cinzas da queima espalhados no local.

Conforme o denunciante, que não quis se identificar, a queima de livros é feita desde dezembro do ano passado. Ele conta que, ao invés de doar ou reciclar, o material é jogado em uma fogueira no local.

“Eu fui na escola e me deparei com essa pilha de livros jogados, estavam queimando, fazendo uma fogueira lá atrás. Então eu peguei e filmei essa situação. Sempre estou indo lá e está da mesma forma, jogada. A gestão preferiu queimar os livros do que fazer uma doação, dar um fim mais apropriado para eles”, disse.

Em julho do ano passado, o governador Antonio Denarium (Progressistas) anunciou em um evento que a escola receberia uma reforma. Apesar disso, segundo o denunciante, a obra ainda não teve início. Para ele, só uma reforma não é suficiente.

“É um contrato de revitalização, só que não é revitalização. Essa revitalização é para enganar o Ministério Público. Vão ter que construir do zero, a escola está bem feia. Isso tudo é revoltante porque é o dinheiro da população e está sendo jogado no lixo”, pontuou.

O que diz o Governo

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para esclarecimentos. Por meio de nota, negou disse que a escola passa por reforma desde o  2º semestre do ano passado e afirmou que há trabalhadores no local. Disse ainda que os estudantes estão em salas de aulas anexas.

Já sobre os livros, disse que a queima foi de materiais antigos e inservíveis da instituição. E que os novos livros didáticos, já estão em uso.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Polícia encontra canoa furtada em Alto Alegre no município de Amajari

Embarcação é avaliada em R$ 7,3 mil

4 horas ago

Palestra conduz servidores de Boa Vista no alcance do equilíbrio e bem-estar emocional no ambiente de trabalho

Evento reuniu 80 servidores em dinâmicas e roda de conversa para reflexão coletiva

7 horas ago

Policiais salvam homem que engoliu pacote de cocaína

De acordo com a polícia, homem usou o entorpecente e agrediu a esposa antes de…

7 horas ago

Fim da escala 6×1: Governo Federal avalia enviar projeto unificado para agilizar aprovação

Expectativa é aprovação ainda no primeiro semestre de 2026

8 horas ago

Prefeitura de Alto Alegre contrata transporte escolar por mais de R$ 5 milhões

Contratação está no Diário Oficial dos Municípios

8 horas ago

Obras de pavimentação no bairro Jóquei Clube são intensificadas

Rua José Francisco recebe quase 1.300 metros de recomposição asfáltica e integra pacote que contempla…

9 horas ago