Nesta sexta-feira (20), o Brasil comemora o Dia do Pedagogo. E o trabalho deles vai muito além de dar aulas. Isso porque, os pedagogos criam métodos para ajudar os alunos a aprenderem melhor.
Por isso, eles são tão importantes para a nossa sociedade. E, portanto, merecem os nossos parabéns na data em que se comemora o Dia do Pedagogo.
Conforme o Ministério da Educação, até 2020, o Brasil tinha cerca de 1,4 milhão de professores em atividade. Sendo que mais de 80% deles tinha licenciatura em pedagogia.
Contudo, o Brasil também é o país onde eles mais sofrem com a violência. De acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a OCDE, o país lidera o ranking global de agressões contra os professores.
Mas, também há muitos ganhos. Especialmente em Roraima, onde os educadores têm o apoio do presidente do Time MDB, Romero Jucá.
“Como senador, eu ajudei a melhorar a vida e o trabalho dos nossos educadores. São conquistas como o enquadramento e a Gratificação por Reconhecimento de Saberes e Competências, por exemplo”.
Ele também ajudou com as promoções e as progressões, os restos a pagar dos anos anteriores e com a ação dos precatórios, que atendeu aos professores e aos técnicos da educação do Estado.
Dia do Pedagogo: escolas ajudam no ensino
Na capital, o ensino é modelo nacional. Hoje, Boa Vista tem a 5ª melhor educação do país, conforme o IDEB. E da mesma forma, Romero Jucá ajudou nessa conquista.
Com o seu apoio, Boa Vista ganhou 40 escolas novas nos últimos 8 anos. Desta forma, a Prefeitura atendeu a mais crianças e fez mais concursos públicos. Hoje, a capital tem 47 mil alunos em 126 escolas.
“Ter um espaço de qualidade ajuda muito. Porque com mais escolas, nós atendemos a mais crianças. Além disso, um prédio de qualidade melhora o trabalho dos educadores e faz com que os alunos aprendam mais”.
O que esses profissionais fazem?
Eles estudam como melhorar o ensino e o aprendizado. Assim, eles podem dar aulas ou gerir as escolas. Mas, fora das escolas, eles podem trabalhar em empresas, na indústria e até em hospitais.
Por fim, há também, pedagogos que ajudam a criar os materiais didáticos e os brinquedos educativos.
Fonte: Fonte Da Redação