Novo Fies - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
As dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão desconto de 99%. A informação é do ministro da Educação, Camilo Santana, na quarta-feira (1º).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei do Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas que inclui a renegociação de dívidas de estudantes inadimplentes.
Em vídeo publicado pelo presidente Lula na rede social X, o ministro Camilo Santana diz que o Fies “se burocratizou demais. “Estamos discutindo como fazer uma mudança para o um novo Fies, um Fies mais social, [porque] transformaram o Fies num programa econômico. Na realidade, tem que ser um programa social, de dar oportunidade aos jovens terem acesso à universidade”, afirmou.
As vantagens é para débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias em 30 de junho deste ano.
Além disso, a lei, aprovada pelo Congresso Nacional em outubro, traz ainda condições mais favoráveis de amortização dos contratos celebrados até o fim de 2017.
De acordo com o texto, estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou então beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive o principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor.
Para aqueles que não se enquadram nessas condições, mas ainda com débitos vencidos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, e que queiram amortizar o contrato, o desconto será de até 77% do total da dívida.
Fonte: Agência Brasil
Prisões ocorreram neste sábado, dia 13. A PCRR vem cumprindo 77 ordens judiciais, incluindo 22…
Jogo foi baseado no livro A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami
Segundo a PMRR, o homem ainda estava com sinais vitais, mas não resistiu e morreu…
Jovem teria perdido o controle da motocicleta, batido no meio-fio e, em seguida, se chocou…
Utilização do hormônio sem indicação é potencialmente danosa, afirmam
Irmão confirmou o desaparecimento neste sábado; as buscas foram encerradas na madrugada, sendo retomadas na…