A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda, a cada ano, temas de ordem social, científica, cultural ou então política. A prova de redação é a única parte discursiva do exame, composto basicamente por questões objetivas múltipla escolha. As provas vão acontecer em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. A Agência Brasil reuniu todos os temas cobrados nas edições anteriores do Enem.
Na prova de redação, os estudantes precisam escrever um texto dissertativo-argumentativo. No texto devem defender um ponto de vista – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando, assim, uma unidade textual. Além disso, os candidatos precisam elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
Pelo menos dois professores graduados em letras ou linguística avaliam o texto produzido pelo candidato. Contudo, isso acontece de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Essa é a única prova que tem uma nota de zero a mil. Então caso tire zero, o candidato é eliminado.
A cada ano, ao longo da história do Enem, o exame teve pelo menos dois temas de redação. Um cobrado na aplicação regular e outro no Enem voltado para adultos privados de liberdade, bem como a jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Além disso, também fazem essa prova os estudantes que foram prejudicados por questões logísticas no dia do Enem regular.
Em alguns anos, no entanto, houve exceções. Em 2020, houve um terceiro tema. Era a primeira aplicação do Enem Digital, que teve uma prova diferente do Enem impresso. Do mesmo modo, em 2016, houve duas aplicações regulares devido a um amplo movimento de ocupação de escolas por estudantes em várias cidades do país. Entre os motivos do protesto estava o Novo Ensino Médio, que na época acabava de ser proposto por meio de medida provisória. As ocupações de alguns locais de prova impediram a realização das provas na data regular.
Da mesma forma, em 2014 também houve três aplicações. Nesse ano, 31 candidatos de Pernambuco não conseguiram fazer o Enem regular por conta, principalmente, de falta de energia no local de prova. Eles fariam a reaplicação junto com Enem PPL. No entanto, o caminhão dos Correios que transportava os cartões de resposta e as provas de redação para correção foi roubado. Dessa forma, isso levou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a realizar uma terceira aplicação das provas, para eles.
Já em 2009, na primeira aplicação do chamado novo Enem, quando o exame passou a ter o formato atual e, assim, servir de porta de entrada para o ensino superior, o Enem teve apenas um tema de redação, o da aplicação regular. Isso porque o Enem PPL começou apenas em 2010.
Todas as provas e os gabaritos do Enem estão disponíveis na página no Inep.
Fonte: Agência Brasil
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…