As escolas de Boa Vista realizaram diversas atividades lúdicas internas para marcar o encerramento do 1° semestre letivo. Em razão do feriado de São Pedro, ele termina nesta quarta-feira, (28).
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, cerca de 50 mil alunos, distribuídos em 131 unidades localizadas tanto na área urbana, como indígena e do campo, vão retornar para as salas de aula no dia 17 de julho.
As atividades
Assim, no Núcleo de Creches Cidade Satélite II, o clima junino contagiou a criançada que se vestiu a caráter e aproveitou uma programação especialmente preparada para elas. Além de merenda com várias delícias típicas, como bolo de milho, pamonha, canjica e pipoca, os pequenos assistiram a peça “O Nabo Gigante”, apresentada pelos próprios servidores da unidade.
Baseado em um clássico da literatura infantil, de Aleksei Tolstoi, o espetáculo trouxe valores de união, cooperação, trabalho em grupo e respeito aos animais. Com muito entusiasmo, as crianças entraram na brincadeira, colocaram máscaras de bichinhos e foram essenciais na peça.
“Fizemos questão de proporcionar uma manhã especial para eles, com atividades lúdicas e apresentação teatral. Além disso, todos os trabalhinhos dos alunos, produzidos durante o primeiro semestre, foram expostos para apreciação dos familiares”, disse a gestora Ana Gabriele Barros.
Recentemente, o Núcleo de Creches Cidade Satélite II ampliou sua capacidade de atendimento com a inauguração de duas novas unidades. Boa Vista conta agora com 41 creches desse modelo, distribuídas em 12 núcleos na capital.
Espaço Lúdico e sensorial
Ainda como parte das programações de encerramento do 1° semestre do ano letivo, a Escola Municipal Waldinete de Carvalho Chaves, no bairro Nova Canaã, ampliou seu Espaço Lúdico Sensorial e inaugurou dois novos equipamentos: a Ponte da Inclusão e o Portal Aquático.
Na Ponte da Inclusão, os alunos têm um pequeno lago com peixes de plástico Lá, eles podem brincar de pescaria. Em outras palavras, a atividade estimula a coordenação motora das crianças, além de proporcionar afetos, momentos de socialização e construção de memórias afetivas.
Portal aquático
Do mesmo modo, no Portal Aquático, os pequenos têm a oportunidade de se refrescar e recebem estímulos pelos diversos “macarrões sensoriais” (fios plásticos). Eles se estendem até o chão De acordo com a gestora da unidade, Suely Regina, a construção do espaço com o tema aquático surgiu do interesse dos alunos.
“Esses espaços são, em sua maioria, construídos pelos servidores e feitos com base no que as próprias crianças pedem. Neste primeiro semestre, por exemplo, tratamos sobre animais aquáticos”, explicou.
Por fim, o espaço já contava com um caminho sensorial, instrumentos musicais, horta medicinal, jogos e brinquedos. Eles estimulam os sentidos e a curiosidade por meio da exploração. Logo, tudo é feito especialmente para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos atendidos na unidade.
Fonte: Da Redação