Os moradores do Município do Bonfim e de regiões adjacentes agora têm mais oportunidade de formação.
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) acaba de alcançar um novo marco em sua trajetória educacional com o lançamento do primeiro curso na modalidade integral do Campus Avançado Bonfim (CAB).
A oferta de um curso nesse formato é parte de um plano estratégico da instituição para expandir suas oportunidades de ensino e contribuir para o desenvolvimento da região.
Trata-se de processo seletivo para o preenchimento de 70 vagas divididas entre duas turmas do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio na forma de oferta integral. Destina-se a estudantes que estão concluindo o ensino fundamental e que tenham interesse em cursar o ensino médio no CAB.
As inscrições, feitas pela internet, até 16 de novembro de 2024, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRR, disponível aqui.
Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá se inscrever diretamente no CAB. Isso em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h.
A seleção do IFRR
A seleção, deve ocorrer dia 8 de dezembro, por meio de provas em conhecimentos comuns de Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental. O resultado final deve ser publicado no dia 17 de dezembro, e a aula inaugural no dia 23 do mesmo mês.
Além disso, os cursos em tempo integral oferecem aos estudantes uma imersão completa no ambiente acadêmico. Com uma carga horária mais extensa e um plano pedagógico focado em proporcionar uma formação robusta e de qualidade.
Assim, a modalidade é uma opção para quem busca uma formação técnica mais acelerada, com maior dedicação ao conteúdo e às atividades práticas. Todas as orientações sobre o seletivo estão no Edital 27/2024.
Do mesmo modo, para a reitora Nilra Jane Filgueira, o curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio reflete o trabalho dos últimos anos.
“Essa oferta representa não só a ampliação de oportunidades educacionais para os jovens da região, mas também o resultado de um esforço coletivo. Cada servidor envolvido nessa conquista demonstrou comprometimento e dedicação para tornar essa demanda uma realidade. Estamos convictos de que essa ação fortalecerá o papel do IFRR na promoção do desenvolvimento social e econômico do Bonfim e da região”, afirmou.
De acordo com a diretora do CAB, Maria Eliana Lima dos Santos, a implementação de um curso em tempo integral é um passo significativo para a educação.
“Além de contribuir diretamente para a qualificação de mão de obra local, a expectativa é que a oferta de cursos em tempo integral gere um impacto econômico positivo, atraindo novos estudantes e fomentando o desenvolvimento regional”, disse.
Fonte: Da Redação