IFRR lança cartilha para combater o racismo indígena

Objetivo é promover o respeito aos povos originários; o foco é combater expressões racistas e pejorativas

IFRR lança cartilha para combater o racismo indígena
Cartilha elaborada pelo IFRR/Foto: Divulgação IFRR

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) lançou a mini cartilha para combater o racismo indígena no estado.

Conforme a instituição a cartilha intitulada de Antirracismo Indígena está disponível para o público. Objetivo é promover o respeito aos povos originários, por meio da linguagem. O foco é combater expressões racistas ou pejorativas ouvidas, constantemente por indígenas.

A proposta para combate ao racismo indígena

Conforme o pesquisador e coordenador Campus Boa Vista Zona Oeste, Marcos Marcos Oliveira, a proposta inicial, junto com o estudante bolsista indígena do CAM (Campus Amajari), Renato Gabriel Francisco, foi investigar a existência de racismo com os povos indígenas.

Em particular, com os e as estudantes dos campi Amajari e Boa Vista Zona Oeste, e a partir das primeiras etapas de execução do projeto, já foi possível produzir o material, criado no sentido de ajudar estudantes indígenas e não indígenas a lidarem com o racismo no IFRR, ampliando assim, esses conhecimentos para população em geral.

“Gostaríamos de disponibilizar esse material para todos e todas que quiserem conhecer. Esperamos que de alguma maneira possamos contribuir para uma relação mais igualitária na nossa comunidade acadêmica e para a promoção de uma instituição antirracista”, ressaltou Oliveira.

Próxima etapa

Contudo, a finalização do projeto vai ocorrer nesse ano. A última etapa, vai contar com a aplicação de um questionário a estudantes indígenas dos dois campi envolvidos na pesquisa.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x