Educação

IFRR realiza consulta pública para para ofertar novos cursos

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) quer ouvir à comunidade. Para isso, de 10 a 21 de novembro, estará com a consulta pública para identificar os eixos tecnológicos e os cursos que poderão ser ofertados no quinquênio 2024-2028.

A participação ocorrerá por meio de questionário eletrônico, disponível aqui. O processo de consulta incluirá várias etapas que abordarão estudos e tópicos. Como a criação de novos cursos (técnico nível de médio, de graduação, de pós-graduação e de Formação Inicial Continuada (FIC)), a atualização de programas existentes e a expansão de áreas que podem estar em demanda na região.

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Adnelson Batista, a intenção é construir um planejamento mais assertivo. O IFRR é formado por cinco campi, dois na capital e os demais instalados nos municípios de Amajari, Vila Novo Paraíso (Caracaraí) e no Bonfim.

“Estamos empenhados, como instituição, em garantir que a oferta de cursos e vagas reflitam às necessidades e aspirações da comunidade. A consulta é uma oportunidade para que todos possam contribuir para o planejamento. Bem como ajudem no crescimento e desenvolvimento de Roraima”, disse o pró-reitor.

Conforme Batista, os participantes podem sugerir cursos FICs, cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação. No entanto, a oferta dependerá de outros fatores e estudos, como a RAP (Relação de Aluno Professor), infraestrutura, quadro de servidores, sustentabilidade financeira, entre outros.

“A consulta é para identificar quais cursos a comunidade anseia que o IFRR ofereça. Mas a oferta dependerá de outros fatores, como quanto cada campus suporta de vagas ainda, considerando a oferta de laboratório, o quadro de professores, a estrutura física, os recursos financeiros, dentre outros. Então, esse é o primeiro passo para chegarmos ao eixo tecnológico e ao catálogo de cursos”, explicou Batista.

Democracia

De acordo com a reitora do IFRR, Nilra Jane Filgueira, “a consulta à comunidade é uma iniciativa que democratiza o planejamento com aqueles que serão diretamente beneficiados pelos cursos oferecidos pelos campi do IFRR, o que pode assegurar que as políticas e os programas institucionais atendam às necessidades dos estudantes, das empresas locais e da sociedade em geral”.

Informações sobre como participar da consulta à comunidade ou esclarecer dúvidas, o contato é pelo e-mail pdi@ifrr.edu.br.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

4 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

6 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

8 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

10 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

10 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

13 horas ago