As lideranças Indígenas de Roraima seguiram com os protestos nesta quarta-feira (13) em frente ao Palácio do Governo Senador Hélio Campos.
Conforme Maria Bethania, membro da comissão os indígenas reivindicam ações em favor das comunidades.
“Trazemos muitas reivindicações […] não ao garimpo, não a mineração, não a hidrelétrica, Pls que vem tramitando também no congresso nacional como a que legaliza a mineração dentro das terras indígenas e outras situações que querem legalizar cidades dentro de nossas terras.” explicou Maria.
Educação e saúde
Ainda de acordo com Maria Bethania, as pessoas protestaram em prol da educação e saúde.
“Precisamos de fato de uma educação e de uma saúde especifica e diferenciada […] queremos a retirada dos garimpeiros que estão dentro das nossas terras indígenas […] um movimento pacifico. Estamos aqui há mais de nove dias trazendo a voz do nosso povo reivindicando pelo bem viver das nossas lideranças e da nossa mãe terra”
Entrega de documento
Maria Bethania disse que os indígenas levaram uma carta ao governo de Roraima.
“Temos uma carta de denúncia, reivindicação de denúncia e também a exoneração de uma representante na divisão de educação escolar indígena. […] Não é para falar com o governo, é para protocolar o documento, de reivindicação da exoneração imediata e logo a contratação de uma outra liderança indígena.”
Por fim Maria disse que caso o governo não atenda o pedido dos indígenas, as lideranças vão permanecer com os protestos.
A reportagem entrou em contato com o governo de Roraima que por meio de nota disse que recebeu uma comitiva dos povos indígenas, ouviu as reivindicações e vai analisar com a equipe para verificar as providências que serão adotadas.
Relembre
Na terça-feira (12) os indígenas protestaram contra a contra a secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo, na praça do Centro Cívico, em Boa Vista.
Um representante ainda citou a falta de transportes escolares para atender a demanda de alunos das escolas indígenas.
Fonte: TV Imperial