As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2022, vão iniciar nesta terça-feira (10). Interessados devem acessar a página do participante até o dia 21 de maio.
Neste ano, a taxa de inscrição é de R$85 e pode ser paga até o dia 27 de maio, caso a opção selecionada seja via boleto bancário.
Dessa forma, a novidade sobre as inscrições, é que também vão poder ser pagas por meio de Pix ou cartão de crédito. As informações foram divulgadas no último dia 5, pelo ministro da Educação, Victor Godoy e pelo presidente Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, nos canais de comunicação do Ministério da Educação (MEC).
Pela primeira vez, o Inep também vai aceitar documentos digitais de identificação nos locais de prova, como: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal. Capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular vai continuar vetado.
Ao se inscrever no Enem, o estudante deve escolher se deseja fazer a prova de forma digital ou impressa, lembrando que a modalidade virtual também é feita em um local de prova pelo Inep.
O exame está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Serão aplicadas questões sobre as quatro áreas do conhecimento, além de uma redação de tema surpresa.
Acompanhe o cronograma:
O estudante de Arquitetura e Urbanismo Vinícius Santana, 23, estava ansioso para a abertura das inscrições. Apesar de já cursar uma graduação, o universitário vai se inscrever no exame para testar os conhecimentos e defende a importância da experiência para os estudantes.
“As provas do Enem servem não somente como porta de entrada para os cursos do ensino superior, mas, também, como uma forma de se testar e colocar os conhecimentos em prática. É uma maneira de conhecer os seus limites, porque a preparação começa muito antes das provas acontecerem.”
Já a estudante Mariana Moreira, 19, vem se preparando desde o ano passado para o Enem. A jovem faz curso pré-vestibular e mantem um cronograma de estudos para conseguir se sair bem nas avaliações. Para ela, o Enem significa um passo para o curso de Engenharia de Produção e, por isso, segue à risca a rotina de aprendizado.
“Eu sempre gostei de estudar e para mim é muito tranquilo seguir um cronograma. Conseguir uma boa nota no Enem significa estar mais perto da graduação. Então, eu me dedico ao máximo, mas lembrando que preciso descansar e ter momentos de lazer.”
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual