Educação

Laboratório didático móvel permite o ensino com experiências científicas em escolas municipais de Boa Vista

Aprender ciências da natureza, geografia, biologia, noções de química e física nunca foi tão divertido como agora, com o Laboratório Didático Móvel. O equipamento que é inovador que chegou na rede municipal de Boa Vista este ano.

Assim, ele traz então, um leque de oportunidades, que possibilita um ensino mais prático e experimental dos conteúdos dos livros. Este novo recurso pedagógico está presente em 56 escolas, da área urbana, rural e indígena.

A principio, o município adquiriu então, 92 equipamentos com 245 itens diversificados como tubos de ensaio, microscópio, anatomia, esqueleto humano, mapa, bússola e diversos outros itens, que está transformando a sala de aula convencional em um verdadeiro laboratório de ciências.

Do mesmo modo, quem sempre reserva o laboratório para tornar as aulas mais dinâmicas é a professora Nelyjane Oliveira, da Escola Municipal Edsonina de Barros Vila.

Além disso, os alunos já utilizaram o planetário para aprenderem mais sobre o sistema solar, já fizeram a experiência do vulcão e diversos outros experimentos com os itens que só cientistas de verdade utilizam.

“É bem interessante. Proporciona um leque de experiências para eles, é uma novidade que deixou todos apaixonados. Já tivemos a experiência do vulcão. Fizemos também uma comparação de como seria esse vulcão por dentro quando entra em erupção. Sempre que dá utilizo o equipamento dentro do meu planejamento de aulas”, disse.

A aluna Alice Rocha, 10 anos, do 4º Ano D, se empolga em todas as aulas com o laboratório. Até porque Ciências é sua disciplina favorita.

“Acho muito legal e interessante. As aulas estão mais divertidas e eu amo ciências. Quando eu crescer quero ser cientista”, disse.

Itens

Os Laboratórios foram destinados a atender alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA (1ª à 4ª série). Além da variedade de itens científicos, tem um conjunto para jardinagem, estojo de primeiros socorros e estojo de ferramentas, mini extintor de incêndio, dentre outros.

“É um equipamento que veio associar a teoria à prática, pois hoje sabemos que, de fato, é importante na formação dos alunos. […] Vejo que a prefeitura se preocupa em trazer um material inovador para as crianças para que possam, de fato, compreender melhor o assunto através de experiências práticas”, disse Emesson Aquino, vice-gestor.

Capacitação

Com resultado os professores passaram por uma capacitação para usarem o equipamento, que veio com um manual de instruções e material didático rico em atividades.

Por fim, também receberam um link de uma plataforma em que eles têm acesso para assistir a diversos vídeos de práticas de laboratório.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Roraima recebe 1º Simpósio do Mercado de Carbono, em Boa Vista

Evento está marcado para o dia 2 de dezembro, na sede da OAB-RR

38 minutos ago

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões

Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília

2 horas ago

Sine oferta 69 vagas para Roraima nesta terça-feira, 26

Vagas são para pessoas com ou sem experiência

2 horas ago

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura

15 horas ago

Diocese doa Gleba Cauamé à Prefeitura de Boa Vista abrindo caminho para regularização de mais de mil imóveis na Cambará, Araceli e Nova Canaã

Doação foi mediada pelo Tribunal de Justiça e formalizada durante a abertura da 2ª Semana…

16 horas ago

Vicinal BVA-273 recebe obras de infraestrutura que vão beneficiar produtores e o turismo em Boa Vista

Serão 8,3km de asfaltamento na estrada que dá acesso ao parque aquático AquaMak

17 horas ago