Educação

Laboratório didático móvel permite o ensino com experiências científicas em escolas municipais de Boa Vista

Aprender ciências da natureza, geografia, biologia, noções de química e física nunca foi tão divertido como agora, com o Laboratório Didático Móvel. O equipamento que é inovador que chegou na rede municipal de Boa Vista este ano.

Assim, ele traz então, um leque de oportunidades, que possibilita um ensino mais prático e experimental dos conteúdos dos livros. Este novo recurso pedagógico está presente em 56 escolas, da área urbana, rural e indígena.

A principio, o município adquiriu então, 92 equipamentos com 245 itens diversificados como tubos de ensaio, microscópio, anatomia, esqueleto humano, mapa, bússola e diversos outros itens, que está transformando a sala de aula convencional em um verdadeiro laboratório de ciências.

Do mesmo modo, quem sempre reserva o laboratório para tornar as aulas mais dinâmicas é a professora Nelyjane Oliveira, da Escola Municipal Edsonina de Barros Vila.

Além disso, os alunos já utilizaram o planetário para aprenderem mais sobre o sistema solar, já fizeram a experiência do vulcão e diversos outros experimentos com os itens que só cientistas de verdade utilizam.

“É bem interessante. Proporciona um leque de experiências para eles, é uma novidade que deixou todos apaixonados. Já tivemos a experiência do vulcão. Fizemos também uma comparação de como seria esse vulcão por dentro quando entra em erupção. Sempre que dá utilizo o equipamento dentro do meu planejamento de aulas”, disse.

A aluna Alice Rocha, 10 anos, do 4º Ano D, se empolga em todas as aulas com o laboratório. Até porque Ciências é sua disciplina favorita.

“Acho muito legal e interessante. As aulas estão mais divertidas e eu amo ciências. Quando eu crescer quero ser cientista”, disse.

Itens

Os Laboratórios foram destinados a atender alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e EJA (1ª à 4ª série). Além da variedade de itens científicos, tem um conjunto para jardinagem, estojo de primeiros socorros e estojo de ferramentas, mini extintor de incêndio, dentre outros.

“É um equipamento que veio associar a teoria à prática, pois hoje sabemos que, de fato, é importante na formação dos alunos. […] Vejo que a prefeitura se preocupa em trazer um material inovador para as crianças para que possam, de fato, compreender melhor o assunto através de experiências práticas”, disse Emesson Aquino, vice-gestor.

Capacitação

Com resultado os professores passaram por uma capacitação para usarem o equipamento, que veio com um manual de instruções e material didático rico em atividades.

Por fim, também receberam um link de uma plataforma em que eles têm acesso para assistir a diversos vídeos de práticas de laboratório.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

11 minutos ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

11 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

11 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

12 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

15 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

16 horas ago