Cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública planejam continuar estudando e trabalhando após concluírem essa etapa de ensino.
Já 9% dos estudantes do mesmo período escolar não sabem o que farão após concluírem a educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A pesquisa busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando.
Além disso, busca saber como eles enxergam a educação que recebem. Cerca de 96% dos diretores de escolas afirmaram levar em consideração os resultados dessas avaliações.
Na educação básica, o Saeb é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Do mesmo modo, professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário.
A edição mais recente da avaliação apontou que 46% dos estudantes da rede pública se autodeclararam pardos.
A pesquisa também traçou o perfil dos professores. Os dados indicam que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. Dessa forma, a carga horária para eles chega a ultrapassar mais de 40 horas semanais, segundo relataram ao Seab.
Do mesmo modo, em relação à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens, mas 80% dos docentes apontaram estar satisfeitos com o trabalho.
Realizado desde 1990, o Saeb é resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
A pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. Assim, as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…
De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões