Educação

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a selecionar professores para escolas públicas de todo o país. O concurso unificado ficará disponível para estados e municípios que quiserem aderir a avaliação. Atualmente, cada ente federado é responsável pelas seleções.

Apelidado de Enem dos professores, a seleção fará parte de um pacote de ações para valorizar os professores brasileiros da educação básica. Entre as medidas está também um “Pé-de-Meia” para as licenciaturas, ou seja, bolsas para apoiar estudantes que ingressem na universidade para seguir a carreira docente.

As medidas deverão ser anunciadas pelo governo em novembro, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, à imprensa, durante as reuniões do G20, em Fortaleza.  

Como será

O secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, detalhou como deverá ser o Enem dos professores. “A ideia é que o Ministério forneça as ferramentas para uma boa avaliação e que estados e municípios utilizem essa ferramenta da melhor maneira possível. Especialmente em municípios pequenos há uma dificuldade muito grande em organizar uma prova e organizar concursos. A ideia é que o ministério possa fornecer isso como uma ferramenta para estados e municípios”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo, essa é uma demanda tanto de estados quanto de municípios. “A seleção de professores é um gargalo nesse país hoje, nós temos um movimento crescente de professores temporários em estados e municípios”, disse o secretário.

De acordo com Barchini, esses entes federados poderão escolher a melhor forma de usar a avaliação elaborada pelo MEC e poderão, inclusive, seguir com os próprios concursos.

“Há um incentivo muito grande que é a organização da prova, que não é algo simples. A gente vai economizar muitos recursos de estados e municípios que gastam bastante fazendo concurso. Então, diria que o maior incentivo que o estado e município poderia ter, além de uma boa seleção e a garantia de uma boa prova, realizada pelo Ministério, é essa questão de poder aderir gratuitamente e de poder economizar recursos para utilizar em outras fontes”, ressaltou, Barchini.

Além disso, perguntado a respeito do orçamento para o Enem dos professores, ele garantiu que estão assegurados. “É algo que já está equacionado. Nós já temos recursos suficientes no Ministério para conseguir conduzir”, disse. Já em ao relação ao Pé-de-Meia para as licenciaturas, Barchini disse que a quantidade de bolsas dependerá da disponibilidade orçamentária.

Fonte: Agência Brasil

Lara Muniz

Recent Posts

Serasa: 66% dos universitários endividados já cortaram itens básicos para pagar mensalidade

Em Roraima, 8.910 universitários possuem dívidas estudantis

10 horas ago

Reforma tributária: o que muda para quem é microempreendedor individual

Especialistas do Sebrae Roraima apontam impactos no fluxo de caixa e na gestão das empresas

12 horas ago

Blocos de rua dão o “start” para o Carnaval de Boa Vista 2026

A Prefeitura de Boa Vista investe na segurança e organização do evento, além de garantir…

14 horas ago

Jovem é assassinado a tiros em Boa Vista

Vítima de 19 anos, tinha saído para comprar bebidas em um supermercado quando foi surpreendido…

14 horas ago

Febraban ensina a criar calendário financeiro e planejar gastos em 2026

Febraban, reuniu dicas práticas para quem quer começar 2026 com mais organização financeira

16 horas ago

Preso passa mal durante banho de sol e morre dentro da Pamc

Interno apresentou mal-estar e desorientação. Ele ainda chegou a receber os primeiros socorros

18 horas ago