Mônica Alves, moradora do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, denunciou à reportagem a falta de transporte escolar do Governo de Roraima para atender o filho e outros estudantes da região. A denúncia foi feita ao Roraima em Tempo nesta quinta-feira (26), contudo a situação ocorre há três dias.
Os ônibus atendem a região do Monte Cristo, Pedra Pintada e Bom Intento, pois não tem escolas estaduais nas proximidades. Dessa forma, os alunos usam o transporte do governo para chegar até escolas localizadas na área urbana de Boa Vista.
De acordo com Mônica Alves, entre os problemas dos ônibus estão a falta de combustível e veículos quebrados. Ela conta que na última sexta-feira (20) o motorista precisou abastecer o veículo para conseguir deixar todos os estudantes em casa.
“Essa semana quando a gente pensou que ia normalizar, não tem ônibus porque não tem combustível. Tem uma monitora dentro do ônibus, mas ela também não tem muito o que falar. Ela só diz que eles falam que estão resolvendo e até agora não deram notícia específica sobre dia que vai retornar o ônibus”, disse.
A mãe do estudante revela que para não prejudicar o desempenho do filho nos estudos, eles fazem o trajeto até a Escola Estadual Ana Libória de moto. Por outro lado, outros estudantes não tem as mesmas condições.
“Só não tá perdendo [aula] porque estou me virando, tenho uma motinha e estou indo na chuva deixar ele, é o jeito! Os outros que não tem [transporte] estão perdendo aula. A gente só queria saber o que está acontecendo”, contou.
Ela afirma ainda que a falta de transporte ocorre apenas para alunos da rede estadual, já os alunos do município não enfrentam o problema.
“O ônibus da prefeitura pega os alunos, só que de oito anos que a gente está lá, nunca falhou um dia. São os mesmos modelos de ônibus do governo federal. Eles entram dentro do bairro, pegam os alunos e levam lá pras escola do interior. Mas o estado não tem e é preciso vir para cidade”, contou.
Por outro lado, em março, o Roraima em Tempo recebeu a denúncia de que cerca de 50 ônibus escolares estão parados na Cidade da Polícia Civil, em Boa Vista.
O governo recebeu os veículos em maio de 2021 e realizou a solenidade de entrega em junho do mesmo ano. Ainda em março deste ano, cinco dos 49 ônibus começaram a atender estudantes da zona Rural de Boa Vista.
O governo encaminhou os cinco veículos escolares para rotas das regiões do Bom Intento e do P.A. Nova Amazônia. Ou seja, outros 44 ônibus estão na Cidade da Polícia Civil.
Contudo, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) disse em nota que, para os ônibus entrarem em atividade, eles precisam ser tombados.
Em nota, a Seed afirmou que o serviço na região do Bom Intento foi solucionado hoje (26). Por outro lado, nas regiões Monte Cristo e Pedra Pintada, o serviço será normalizado na próxima semana.
Além disso, acrescentou que no dia 02 de maio o transporte escolar começou a ser regularizado em todos os munícipios.
“Esclarece que alguns casos pontuais de descontinuidade do serviço estão sendo apurados e a Seed está buscando solucionar com a maior brevidade, a fim de não prejudicar os estudantes”, completou.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…