Foto: Fernando Teixeira/Semuc/PMBV
A 11ª Mostra de Educação Especial e Educação Bilíngue de Surdos da Rede Municipal de Ensino iniciou com uma programação marcada pela sensibilidade e pela valorização do protagonismo dos alunos com deficiência. Na Escola Municipal Jael da Silva Barradas foram apresentados projetos, vivências, assim como atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano letivo, com destaque para temas como inclusão e sustentabilidade.
A mostra é um espaço de compartilhamento de práticas pedagógicas, que dá visibilidade ao trabalho de professores e profissionais dedicados à inclusão. O evento segue até o dia 12 de novembro em diversas escolas da capital, reunindo, assim, experiências exitosas de professores e estudantes da rede.
Nesta edição, haverá a apresentação de cerca de 100 trabalhos em diferentes unidades escolares, desde as localizadas na capital, como também na zona rural e indígena.
A Escola Jael Barradas, que hoje atende 35 alunos com deficiência por meio dos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), trata a inclusão com sensibilidade e propósito.
O destaque é para o projeto “Personalizar”, desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da unidade. Criada pelas professoras Fátima Vieira e Luane Costa, a iniciativa visa promover a inclusão por meio dos interesses e habilidades individuais das crianças, principalmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com base em princípios da neurociência educacional, o projeto identifica o hiperfoco dos alunos — ou seja, temas que despertam maior atenção e entusiasmo — e a partir deles são criadas atividades pedagógicas personalizadas, como jogos, dramatizações e produção de livros autorais.
“Temos, em média, 30 alunos autistas. Percebemos que muitos não se engajavam como gostaríamos. Então, passamos a usar os interesses específicos de cada um como ponto de partida. Tivemos crianças que criaram livros, desenharam no computador, modelaram personagens em massinha e até digitaram suas histórias. Esse envolvimento tem sido fundamental para o desenvolvimento da alfabetização e da leitura”, explicou Fátima Vieira, professora de Educação Especial.
A gerente de Educação Especial da rede, Ana Paula Pinheiro, destacou que a Mostra é um momento para celebrar os resultados.“É um espaço para apresentar experiências exitosas desenvolvidas durante o ano, fortalecendo o protagonismo dos nossos alunos. Temos projetos voltados à alfabetização, à autonomia e à convivência, com o apoio das famílias. Essa parceria entre escola e comunidade é essencial para consolidar a aprendizagem e ampliar o processo de inclusão”, afirmou.
Ana Paula também ressaltou que os profissionais da rede recebem formações contínuas, com trocas de experiências e oficinas práticas, o que tem fortalecido a atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais, presentes em 84 escolas municipais.
Atualmente, Boa Vista atende 3 mil alunos público-alvo da Educação Especial, sendo 2.405 com autismo. O município também conta com unidades especializadas, como o Centro de Transtorno do Espectro Autista (CETEA) e o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE). Elas oferecem atendimento multiprofissional e suporte às famílias.
Entre os alunos atendidos pela escola, está o pequeno Pedro Henrique, de 8 anos. Ele tem autismo e escreveu o livro “O Mundo dos Dinossauros”, por meio do projeto Personalizar. A mãe dele, Priscila Bittencourth, contou que o trabalho foi decisivo para o desenvolvimento do filho.
“O projeto foi fundamental para o Pedro. Ele ganhou confiança, melhorou muito a leitura e passou a se socializar mais com os colegas. Antes, ele queria fazer tudo do jeito dele, mas agora aprendeu a ouvir, esperar a vez e compartilhar as ideias. É um avanço enorme, tanto na escola quanto em casa”, relatou.
Fonte: Da Redação
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