Educação

No Cantá: escola municipal na Vila Félix Pinto inicia ano letivo sem professores, denunciam pais de alunos

Alunos da Escola Municipal Ana Maria de Lurdes Oliveira, na vila Félix Pinto, no Cantá, estão sem professores desde o início do ano letivo. Preocupados, os pais buscam soluções junto à prefeitura do município.

As aulas começaram em 10 de fevereiro, mas desde então, as crianças são liberadas mais cedo. Uma das mães, que preferiu não se identificar, relatou à Rádio 93FM que a gestão da escola já comunicou o problema à Secretaria de Educação do município, mas ainda não obteve resposta.

“Maternal teve professor até o primeiro dia de aula. Na segunda, dia 10, teve professor. Daí em diante não teve mais professores para os alunos e eles saem no período de 10 horas todos os dias. A gente entrou em contato com os diretores da escola e até agora nada de sair uma resposta que dia os professores dos nossos filhos vão chegar. Triste a realidade, porque o prefeito e a Secretaria estão cientes que não têm professores na escola, a gente manda os nossos filhos e 10 horas eles estão em casa. Para os pais que trabalham fora, é complicado”, explicou.

Além da falta de professores para a educação infantil, a escola também enfrenta a ausência de cuidadores para crianças com necessidades especiais. Layana, mãe de duas meninas, lamenta a situação.

“Está faltando professor e cuidador para as crianças que têm autismo. Isso está prejudicando muito os nossos filhos, quando dá 10 horas da manhã eles estão liberando as crianças e também não tem previsão para chegar professor. Isso está prejudicando muito os nossos filhos. A gente falou com a diretora da escola e ela disse que não tem previsão e ela também já foi atrás e que tem que esperar, só que eles não falam quanto tempo a gente vai ter que esperar”, desabafou a mulher.

Fardamento

Outro problema apontado pelas famílias é a falta de fardamento. Diane Almeida, mãe de um aluno do primeiro período, diz que os uniformes foram prometidos ano passado. Contudo, ainda não foram entregues.

“Não tem fardamento. Toda escola dá fardamento e aqui, até onde eu sei, ano passado foi relatado uma denúncia. Uma mãe daqui da Vila Félix Pinto denunciou por conta disso, que não está tendo fardamento. E aí o prefeito respondeu que não entregou o fardamento para as escolas porque era tempo de campanha, que não poderia. Mas já estamos chegando no meio do ano e até então não tem fardamento”, explicou a mãe.

Diante da situação, o grupo de mães se uniu para exigir providências urgentes, já que o aprendizado dos filhos está sendo prejudicado, conforme relata Adriana Nogueira. “Essa denúncia é para ver se alguém se pronuncia a favor de nós para conseguir os professores, porque os alunos entram sete e meia da manhã e saem dez horas. O que é que vão aprender no decorrer dessas horas? Quase nada”, falou a mulher.

As mães aguardam uma posição da prefeitura para a contratação de profissionais e a garantia de uma educação de qualidade na região.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura do Cantá disse que, até o início do mês de abril, dará posse a alguns professores concursados, visando assim atender a demanda das escolas do município.

Quanto à questão dos uniformes, a Prefeitura informou que renovou este ano o contrato para fornecimento do fardamento. E ressaltou que no ano passado, em função das eleições, ficou impedida de entregar o uniforme aos alunos das escolas municipais.

Fonte: Rádio 93FM

Lara Muniz

Recent Posts

Preso passa mal durante banho de sol e morre dentro da Pamc

Interno apresentou mal-estar e desorientação. Ele ainda chegou a receber os primeiros socorros

45 segundos ago

Projeto reconhece motoclubes como expressão cultural e social

Proposta prevê acesso facilitado a recursos da Lei Rouanet e Aldir Blanc para eventos de…

59 segundos ago

Campeonato Roraimense de Futebol: São Raimundo empata com o Monte Roraima pelo placar de 1 x 1

TV Imperial, canal 6.1, emissora do Grupo Égia de Comunicação e afiliada da Rede Record, transmite aos…

1 hora ago

Polícia prende suspeito de assassinar mulher; corpo foi encontrado no Centro de Boa Vista

No decorrer da tentativa de abordagem, o suspeito chegou a morder os braços de dois…

15 horas ago

Jovem é preso por suspeita de perseguir carro de mulheres em avenida de Boa Vista

Segundo relato, vítimas não conheciam o suspeito. Caso aconteceu na noite de sexta-feira, 6

15 horas ago

Entenda como portabilidade digital pode ajudar quem está endividado

Possibilidade de renegociação de créditos pessoais via Open Finance permite a transferência de dívidas mais rapidamente

18 horas ago